Fechar
GP1

Brasil

Juiz Marcelo Bretas dará palestra na Alemanha sobre corrupção

O juiz ficou mais conhecido do público após o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, fazer dossiês sobre sua vida e de familiares dentro da prisão.

O juiz responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, foi convidado pelo governo da Alemanha para ministrar palestra sobre sua experiência. Bretas participa de um seminário do programa Combate à Corrupção, que começou no último domingo (12) e vai até o dia 18 de novembro.

  • Foto: Facebook/Marcelo BretasJuiz Marcelo BretasJuiz Marcelo Bretas

Marcelo Bretas também vai se reunir com autoridades do governo local para trocar experiências sobre o combate à corrupção. As despesas da viagem do juiz serão custeadas pelo Instituto Goethe, em nome do ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha.

Responsável pelas ações do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, Bretas foi substituído pela juíza Caroline Vieira Figueiredo, que ouviu três testemunhas de defesa de um dos quinze processos que ele responde.

  • Foto: Estadão Sérgio Cabral recebe home theater para usar na cadeia Sérgio Cabral recebe home theater para usar na cadeia

Cabral fez dossiês sobre vida de Bretas

Segundo investigação da Polícia Federal, Sérgio Cabral estaria financiando dentro da prisão, dossiês contra o juiz Marcelo Bretas. A PF constatou que seis dias após a prisão de Cabral houve 8 acessos de pesquisa sobre Bretas e sua esposa, também juíza.

Entenda o caso

Durante uma audiência no dia 23 de outubro, na 7ª Vara Federal Criminal, o ex-governador Sérgio Cabral citou informações sobre a família do juiz Marcelo Bretas. Quando questionado sobre a compra de joias para lavar dinheiro, Cabral afirmou que o juiz devia entender do assunto tendo em vista que a família dele trabalhava com bijuterias.

O Ministério Público pediu a transferência do ex-governador para um presídio federal de segurança máxima e o Departamento Penitenciário Nacional decidiu que Cabral iria para um presídio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, concedeu uma liminar impedindo a transferência.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.