José de Freitas - PI

Juiz recebe denúncia contra o ex-prefeito Robert Freitas

O juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, recebeu a denúncia em 08 de junho deste ano.

Gil Sobreira
Teresina
- atualizado

Acusado de fazer dois saques na “boca do caixa”, por meio de dois cheques, no mesmo dia em que foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, o ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas, foi denunciado pelo MPF à Justiça Federal acusado de peculato, crime tipificado no art.1°, inciso I, do Decreto de Lei nº 201/67. Na mesma ação também foi denunciado o ex-secretário de Finanças, Haroldo Sampaio de Araújo.

Os dois saques, nos valores de R$114.000,00 (cento e quatorze mil reais) e R$ 70.000,00 (setenta mil reais) foram feitos na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

  • Foto: Facebook/Robert FreitasEx-prefeito Robert de Almendra FreitasEx-prefeito Robert de Almendra Freitas

O ex-prefeito foi ouvido no decorrer do inquérito policial e confirmou os saques, que segundo ele, “serviriam para o pagamento de débitos do Sistema Educacional da Prefeitura”.

O juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, recebeu a denúncia em 08 de junho deste ano e determinou a citação dos réus para responderem a acusação no prazo.

Caso sejam condenados, Robert Freitas e Haroldo Sampaio poderão pegar até 12 anos de cadeia.