Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Justiça aceita denúncia contra vice-prefeito eleito Luiz Júnior

A pena para o crime pode chegar a 12 anos de cadeia. A denúncia foi recebida em 21 de novembro de 2016 pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

O vice-prefeito eleito de Teresina, Luiz de Sousa Santos Júnior (PMDB), o conhecido “Luiz Júnior”, está sendo processado por peculato em ação penal que tramita na Justiça Federal. A pena para o crime pode chegar a 12 anos de cadeia.

Luiz Júnior juntamente com Saulo Cunha de Serpa Brandão são acusados pelo Ministério Público Federal de terem desviado em duas oportunidades valores pertencentes à Universidade Federal do Piauí em proveito de terceiros no âmbito de processos seletivos para ingresso na Universidade. Teriam sido beneficiados Margarete Leal de Moraes e Pedro Alves de Carvalho Rocha Filho.

A denúncia foi recebida em 21 de novembro de 2016 pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª vara Federal da Seção Judiciária do Piauí. O vice prefeito passa agora a condição de réu no processo.

  • Foto: José Maria/GP1Luiz Júnior fala da importância da honraria.Luiz Júnior 

Para o magistrado existem indícios da autoria e materialidade dos fatos apontados, notadamente pelo relatório da CGU sobre a apuração de diversas irregularidades no gerenciamento de recursos públicos na Comissão Permanente do Vestibular - (COPEVE).

“De outro modo, vê-se que os documentos e as declarações prestadas por diversas testemunhas corroboram, ao menos diante de uma análise não exauriente, os fatos narrados pelo MPF, em especial no que diz respeito à ingerência da Reitoria nos assuntos da COPEVE, na realização de despesas irregulares no âmbito da COPEVE e no consequente desvio de recursos públicos da UFPI em proveito de terceiros”,  afirma o magistrado em sua decisão.

Luiz Júnior e Saulo Cunha serão citados para responderem à acusação por escrito no prazo de 10 (dez) de acordo com a legislação.

Outro lado

Procurado pelo GP1 nesta segunda-feira (28), Luiz Júnior não foi localizado para comentar a ação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.