Fechar
GP1

Política

Justiça Federal aceita denúncia contra ex-ministro Cid Gomes

Segundo o MPF, houve irregularidade em empréstimos pelo Banco do Nordeste.

  • Foto: Facebook/Cid GomesCid GomesCid Gomes

A Justiça Federal do Ceará aceitou denúncia do Ministério Público Federal (MPF), contra o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação, Cid Gomes e mais sete pessoas por improbidade administrativa. De acordo com o G1, eles são acusados de envolvimento em irregularidade na concessão de empréstimo pelo Banco do Nordeste a uma empresa do ex-governador.

Por meio de sua assessoria, Cid Gomes disse que "o recebimento pela Justiça dá chance" a ele e aos demais envolvidos "de se defenderem e mostrarem que não têm nenhuma irregularidade". Já o Banco do Nordeste disse em nota que "foram adotadas providências com vistas a apuração da ocorrência relacionada à contratação da referida operação de crédito".

Segundo o MPF, uma empresa sócia do ex-governador recebeu um empréstimo de R$ 1,3 milhão para a construção de galpões em Sobral, região norte do Ceará. Essa operação foi realizada quando ele ainda era governador do estado em 2014. O inquérito instaurado pelo MPF com relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que na concessão do não foram respeitadas as regras para operações financeiras com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

A 10ª Vara da Justiça Federal no Ceará é a responsável pela tramitação do caso. Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, o juiz federal Alcides Saldanha Lima, os acusados responderão por atos de improbidade administrativa, como lesão ao erário e violação dos princípios da administração pública.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.