Fechar
GP1

Miguel Alves - Piauí

Justiça suspende direitos políticos do ex-prefeito Dr. Valter

A sentença do juiz de direito Sérgio Roberto Marinho Fortes do Rêgo, da Vara Única da Comarca de Miguel Alves foi dada em 9 de maio deste ano.

O juiz de direito Sérgio Roberto Marinho Fortes do Rêgo, da Vara Única da Comarca de Miguel Alves, condenou o ex-prefeito do município Valter Lima Sá, o Dr. Valter, em ação de improbidade administrativa. A sentença foi dada em 9 de maio deste ano.

O município de Miguel Alves ingressou com ação buscando a condenação do ex-prefeito sob a alegação de que ele não repassou à Previdência Social os valores descontados dos servidores municipais no período de dezembro de 2007 a dezembro de 2008, época em que exerceu o cargo de prefeito.

Na sentença, o juiz destacou que “ficou claro que houve decréscimo real na respectiva remuneração sob esse pretexto, isto é, repasse ao INSS, sem que, no entanto, a verba chegasse ao seu destino”.

O magistrado afirmou ainda que não é passível de discussão a submissão dos prefeitos e dos gestores públicos de proceder à dedução e ao repasse mensal dessas quantias, “tratando-se de ato vinculado por excelência, não cedendo espaço para qualquer discricionariedade”.

O ex-prefeito então foi condenado ao pagamento de multa civil no valor correspondente a 5 vezes a remuneração mensal recebida à época, devidamente atualizada pelo índice adotado pela CGJ-TJ-PI e com juros legais a partir da citação, bem como suspensão dos seus direitos políticos pelo período de três anos.

Outro lado

Procurado, na tarde desta quarta-feira (23), o ex-prefeito Dr. Valter disse desconhecer a sentença: "Eu não estou sabendo de nada, vou falar com o meu advogado sobre isso", afirmou. Posteriormente, ele entrou em contato para informar que o advogado já está providenciando o recurso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.