Luís Correia - PI

Lagoa do Portinho entra na rota do desenvolvimento do Piauí

A região foi transformada em julho em Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) e deve receber incentivos após a elaboração do plano de manejo pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Bárbara Rodrigues
Teresina
- atualizado

Localizada nos municípios de Parnaíba e Luís Correia, a Lagoa do Portinho é uma área cercada por dunas que se movimentam com a ação do vento. Ao sul, a paisagem é formada por arbustos e vegetação típica de mangue. No total, são 3.731,7916 hectares de uma beleza indescritível.

A região foi transformada em julho em Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) e deve receber incentivos após a elaboração do plano de manejo pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar).

  • Foto: Moura Alves/Ascom SemarLagoa do PortinhoLagoa do Portinho

Para Pedro Mendes, 58 anos, que trabalha com turismo na área da lagoa hà quarenta anos se diz esperançoso com a transformação da área em unidade de conservação. “A gente acredita que com essa transformação as coisas vão melhorar. Vai atrair mais turista, o povo vai cuidar melhor da área. É só coisa boa”, comemora.

“A Lagoa do Portinho é uma área de relevante interesse ecológico, então há um regramento a seguir para que se possa definir os níveis de uso para atividades como, turismo, pesquisa, educação ambiental e entretenimento. Temos que explorar sem degradar", explica a secretária Sádia Castro. “O próximo passo é a criação do Plano de Manejo, onde ficarão estabelecidas as diretrizes de aproveitamento dessas áreas de preservação“, acrescenta.

A diretora de Parques e Florestas da Semar, Dmair Silva, ressalta que a região deve priorizar o desenvolvimento sustentável. “Aqui é um patrimônio natural e cultural do litoral piauiense, então temos que incentivar a sua conservação e o respeito à população local, buscando sempre a sensibilização ambiental", finaliza.

Mais conteúdo sobre: