Fechar
GP1

Brasil

Lula vai a Porto Alegre um dia antes do julgamento no TRF4

A visita acontece na véspera do julgamento de seu recurso pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), contra a decisão que o condenou a 9 anos e seis meses de prisão.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ir a Porto Alegre nesta terça-feira (23), para cumprir uma agenda com membros de vários movimentos sindicais. A visita acontece na véspera do julgamento de seu recurso pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), contra a decisão que o condenou a 9 anos e seis meses de prisão.

Há muita tensão em Porto Alegre devido ao julgamento e Lula pretende cumprir uma extensa agenda na cidade que já conta com membros de vários grupos sindicais. Para não criar mais conflitos, o ex-presidente irá acompanhar a decisão na cidade São Paulo.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Lula em Teresina Piauí Lula em Teresina Piauí

"Amanhã vou a Porto Alegre para agradecer a solidariedade do povo que está lá se manifestando. E depois vou aguardar o resultado tranquilamente", disse o ex-presidente.

Ele ainda fez críticas ao andamento do país. “Tem muito fascista nesse país querendo acabar com a representação dos trabalhadores. Jamais achei que eles tivessem a petulância de fazer a reforma do jeito que eles fizeram", alertou Lula, destacando que "esse julgamento não é contra mim e sim contra o nosso governo. O que eu quero é que façam um julgamento decente e, com base nas provas que eles têm, decretem a minha inocência".

Se o recurso de Lula não for aceito, não significa que ele será imediatamente preso, já que ele ainda poderá recorrer. Segundo a Veja a presença de Lula em Porto Alegre antes de seu julgamento é vista por aliados como um modo de estimular seus apoiadores. Centrais sindicais e movimentos sociais alinhados ao PT, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), enviaram caravanas com militantes à capital gaúcha. Um acampamento com cerca de 5.000 pessoas, segundo os movimentos, foi montado no anfiteatro Pôr do Sol, a cerca de um quilômetro da sede do TRF4.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.