Fechar
GP1

Saúde

Mais de 20 mil crianças ainda não foram vacinadas contra pólio em Teresina

Os números registrados até o momento representam mais de 64% de cobertura vacinal em Teresina, mas a determinação da FMS é ultrapassar a meta de 95% exigida pelo Ministério da Saúd

Pelo menos 24 mil crianças menores de cinco anos ainda precisam ser levadas aos postos de vacina instalados em Teresina, até o dia 30 deste mês, para serem imunizadas contra a paralisia infantil nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O alerta é da Fundação Municipal de Saúde, da Prefeitura de Teresina, que vacinou, até o último fim de semana, quase 45 mil crianças de um total de 69.816, que é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município.

Os números registrados até o momento representam mais de 64% de cobertura vacinal em Teresina, mas a determinação da FMS é ultrapassar a meta de 95% exigida pelo Ministério da Saúde. Para isso, a Prefeitura da capital determinou a abertura de todas as salas de vacina dos hospitais municipais e de todos os centros de saúde, para onde os pais ou responsáveis podem levar os filhos de zero a menos de cinco anos para tomarem as gotinhas contra a pólio, cuja campanha, este ano, utiliza o slogan Vacinou é gol, com o tema da Copa do Mundo.

Números – Iniciada em Teresina no último dia 1º de junho, a campanha tem a estimativa de vacinar 13.972 crianças menores de um ano e 55.844 de um a menos de cinco anos até o fim de junho. Até o Dia “D”, no último sábado (12), oito mil crianças menores de um ano haviam sido vacinadas, representando 57,28% de cobertura. De um a quatro anos, 37 mil já foram vacinadas, compreendendo um índice de 66,22% de cobertura vacinal.

A perspectiva dos organizadores da campanha em Teresina é ultrapassar os 95% de cobertura geral e, para isso, equipes de vacinadores estão também visitando as escolas de ensino infantil para imunizar as crianças. “As equipes de PSF (Estratégia Saúde da Família) entram em contato com a direção das escolas, tanto pública como privada, para que peçam autorização dos pais dos alunos para a aplicação da vacina; marcamos o dia e os pais devem levar ou enviar o cartão de vacinação dos filhos”, explica Rosângela Lopes, da Coordenadoria Regional de Saúde Leste Sudeste.

Para a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, médica Amariles Borba, supervisora geral da campanha em Teresina, a vacinação dos filhos é uma questão de atitude e de responsabilidade dos pais que se preocupam com a proteção dos filhos. “É preciso que a população, de um modo geral, entenda que a pólio não está eliminada da face da terra; o vírus circula livremente em várias partes do mundo e em países que mantêm estreita relação comercial e cultural com o Brasil, e isso significa que a qualquer momento ele pode desembarcar em nosso país, pois as doenças hoje também são globalizadas e somente a vacina é capaz de proteger nossas crianças contra essa ameaça”, acentua a coordenadora.

Para esta etapa, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 24 milhões de doses da vacina para todo o Brasil. No total, 115 mil postos foram abertos para proteger a criançada. Na vacinação, que mobiliza 350 mil pessoas no País, foram investidos R$ 40,9 milhões. A segunda dose da vacina será aplicada no dia 14 de agosto.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.