Fechar
GP1

Piauí

Mais de 3,8 mil ações trabalhistas já tramitam pelo sistema de processo virtual do TRT do Piauí

Paralelamente estão digitalizados todos os processos existentes atualmente em meio físico. Já foram virtualizados mais de 2,6 mil ações.

Até a manhã desta sexta-feira (16), mais de 1,2 mil ações foram ajuizadas na Justiça do Trabalho utilizando o processo virtual. O sistema, que pretende acabar com os processo de papel no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT/PI), foi implantado no dia 7 de junho nas quatro Varas de Teresina e no dia 1 de julho na segunda instância e na Vara de Piripiri. Toda nova ação já é peticionada no modo digital e o trâmite processual ocorre toda via web.

Paralelamente estão digitalizados todos os processos existentes atualmente em meio físico. Já foram virtualizados mais de 2,6 mil ações. Com isso, já são mais de 3.800 ações tramitando virtualmente no TRT/PI. A meta é, até o final do ano, todos os processos que tramitam nas Varas de Teresina e na segunda instância sejam digitais. Estão sendo feitos mutirões para alcançar este proposta.

A Assistente Chefe da Seção de Distribuição, Thalyta Sayonara, entende que as vantagens do novo sistema será percebida satisfatoriamente em todos os setores. “Aqui no Protocolo do Fórum Trabalhista, por exemplo, o novo sistema trará mudanças muito benéficas. O serviço ficará mais rápido e refletirá também na qualidade de vida, já que sem papel, não haverá inalação de poeira, por exemplo”, destaca.

Outro fator positivo é aceitação do novo sistema pelos jurisdicionados: 1.970 advogados já estão cadastrados e aptos para utilizar o sistema do processo virtual do TRT/PI.

E eles também já sentem positivamente as mudanças. O Secretário Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas do Piauí (AATEPI), Marcell Rodrigues, já tirou todas as dúvidas com o Serviço de Informática (SINF) do Tribunal. Para ele, o novo sistema é bastante vantajoso e proporcionará muito mais comodidade e celeridade à ação trabalhista e as advogados.

“Além de poder acompanhar todas as peças processuais de qualquer outro local, sem precisar da presença física do advogado no Fórum, o sistema tem a vantagem de ser bem mais simples do que outros que já utilizamos”, compara.

Marcell já sentiu na prática a vantagem que o processo virtual possibilita: “Tive uma ação trabalhista que foi sentenciada pelo Juiz do Trabalho Roberto Braga no momento que este estava em viagem. Após a sentença o Juiz eu pude conferi-la pela internet. Sem dúvidas este foi um grande avanço em relação à rapidez proporcionada, se não fosse o processo virtual iria ter que esperar seu retorno”, afirma.

Os advogados podem apresentar seus requerimentos do próprio escritório ou até mesmo de casa, sem ter que se deslocar até o Tribunal, pois o envio de petições pela internet dispensa a apresentação posterior dos documentos originais ou de cópias autenticadas.

Para usar o novo sistema é preciso estar credenciado. O login e senha é o mesmo utilizado no Cadastro Único do Advogado do TRT/PI. Quem ainda não é cadastrado basta fazer a requisição junto ao setor de protocolo das Varas do Trabalho de Teresina ou no Prédio Sede da Justiça do Trabalho do Piauí.

Sobre o processo virtual do TRT/PI

Chamado de APT Virtual, o sistema de processo virtual do TRT/PI acaba com os processos de papel e promete ser uma revolução nos procedimentos judiciais proporcionando mais velocidade, praticidade e comodidade na tramitação dos processos trabalhistas. Todo o sistema passa a ser operacionalizado via internet.

Com o novo sistema todos saem ganhando: o juiz ganha um instrumental melhor para o trabalho e junto com o servidor ganha mais qualidade de vida; a sociedade ganha com a maior transparência e velocidade do julgamento dos processos, os advogados terão mais comodidade e facilidade para trabalhar e há uma grande contribuição com a responsabilidade ambiental.

Movimentação e cadastro de advogados

Com o processo virtual os advogados, por exemplo, podem, pesquisar, acompanhar e até peticionar de onde estiverem com toda a segurança e certificação de validade digital, sem precisar se deslocar às Varas do Trabalho.

Cadastrado e com a senha em mãos advogados, magistrados, servidores, procuradores e peritos, podem consultar e/ou dar andamento ao processo e realizar atos processuais (juntar documentos e petições aos autos, obter certidões, etc) de qualquer lugar do mundo. A transparência no andamento dos processos será total.

O login e senha é o mesmo utilizado no Cadastro Único do Advogado do TRT/PI. Quem ainda não é cadastrado basta fazer a requisição junto ao setor de protocolo das Varas do Trabalho de Teresina.

Algumas vantagens do sistema de processo virtual (APT Virtual)

* Mais velocidade no andamento do processo e conseqüentemente no julgamento;
* Resposta mais rápida, eficiente e transparente para a sociedade;
* Consulta e andamento do processo de qualquer lugar do mundo, via internet;
* Comodidade e praticidade para advogados;
* Diminuição do grande fluxo de advogados nas Varas do Trabalho;
* Otimização do tempo dos servidores do TRT/PI para dedicação maior na análise e andamento das ações;
* Praticidade no manuseio dará mais agilidade ao juiz, que ganhará mais tempo para julgá-los;
* Mais qualidade de vida para servidores e magistrados que trabalharão num ambiente mais agradável e saudável;
* Economia de recursos públicos: diminuição significativa na compra de insumos como papel, tinta de impressora, clipes, grampos, carimbo, manutenção de impressoras e afins;
* Responsabilidade sócio-ambiental: economia de cerca de 20 toneladas de papel por ano somente nas quatro Varas de Teresina e na segunda instância do Tribunal. Equivale a dez campos de futebol que não precisarão ser mais desmatados;



Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.