Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mais de 400 pessoas são atendidas por cardiologistas em Teresina

A ação faz parte do programa “Teresina The Atende”, idealizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital e que realiza mutirões de consultas e exames especializados.

O mototaxista Rômulo Rafael apresentou taquicardia, aceleração dos batimentos cardíacos, e aguardava em fila de espera eletrônica por consulta com cardiologista. Neste sábado (21), ele e mais de 400 pessoas foram atendidos por esta especialidade, no Centro de Saúde Lineu Araújo. A ação faz parte do programa “Teresina The Atende”, idealizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital e que realiza mutirões de consultas e exames especializados.

“Com o programa Teresina The Atende, queremos gerar impacto positivo na rede de saúde. Além disso, faremos um chamamento público com a finalidade de aumentar a base de prestadores de serviços especializados e, assim, ampliar a oferta de vagas em especialidades com grande demanda. A FMS tem desenvolvido várias estratégias para atender cada vez mais e melhor a população”, ressaltou o presidente da FMS, Charles da Silveira.

  • Foto: Divulgação/FMSMais de 400 pessoas são atendidas por cardiologistas em TeresinaMais de 400 pessoas são atendidas por cardiologistas em Teresina

A cardiologista da FMS, Janaina Sâmia, explicou que, durante os atendimentos realizados neste sábado (21), recebeu queixas de pacientes com pressão arterial descontrolada. “O tratamento do hipertenso não envolve apenas medicamentos, mas está associado à alimentação adequada e prática de atividade físicas, para evitar complicações. Reforçamos a necessidade de atividades preventivas, de buscar o PSF e a importância de obedecer às orientações médicas”.

Segundo Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da FMS, nessa edição, o mutirão teve parceria com o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital da Polícia Militar, que viabilizou a realização de ecocardiograma e eletrocardiograma (ECG), respectivamente. “Outro exame ofertado no Lineu Araújo foi o teste ergométrico. Quando necessário, procedemos a marcação de outros exames”, destacou Jesus.

Como funciona o programa Teresina The Atende

O programa “Teresina The Atende” acontecerá todos os sábados na cidade de Teresina e irá realizar consultas e exames nas áreas de neurologia, oftalmologia, cardiologia e ortopedia, consideradas especialidades com grande demanda. Para ter acesso aos mutirões, a FMS explica que o programa é destinado aquelas pessoas que aguardam em fila de espera eletrônica e que foram chamados oficialmente por telefone.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.