Fechar
GP1

Brasil

Marielle Franco e Anderson Gomes são homenageados em Ouro Preto

A companheira de Marielle e a esposa de Anderson receberam a honraria em nome deles.

A vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes, assassinados em março no Rio de Janeiro, foram homenageados com a Medalha da Inconfidência neste sábado (21), em Ouro Preto, capital simbólica de Minas Gerais neste feriado de Tiradentes. O Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel também recebeu a medalha na cidade histórica.

  • Foto: DivulgaçãoMarielle e Anderson assassinados no RioMarielle e Anderson assassinados no Rio

De acordo com o G1, um vídeo de homenagem à Marielle foi exibido e a medalha foi entregue à companheira da vereadora, Monica Benicio, que vestia uma camisa com a frase: “Não nos calarão”. A viúva de Anderson Gomes, Agatha Arnaus Reis, também recebeu a medalha pelo motorista.

A cerimônia, que celebra o dia do mártir da Inconfidência Mineira Tiradentes, teve como orador o governador Fernando Pimentel (PT), que também entregou as medalhas aos homenageados.

Ainda de acordo com o G1, em seu discurso, Pimentel falou sobre os assassinatos de Marielle e Anderson. "Estamos condecorando postumamente duas vítimas do ódio anacrônico e ignorante que tenta calar a voz dos que lutam pela liberdade e pela justiça social. Falo de Marielle Franco e Anderson Pedro, cruelmente abatidos pelas mães daqueles que querem submeter o Brasil ao arbítrio do fascismo", afirmou.

Origem da medalha

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Na data, um decreto do governador transfere simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira de 1823 até 1897.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Freixo lamenta morte de Marielle Franco e fala em execução

PSOL fará ato em memória da vereadora Marielle Franco em Teresina

Corpos de Marielle Franco e Anderson Gomes são enterrados no RJ

Ato em prol de Marielle Franco reúne dezenas de pessoas em Teresina

Munição usada para executar Marielle foi vendida à PF em 2006

Vídeo mostra veículo de Marielle Franco sendo seguido por carro

Desembargadora sobre Marielle: “estava engajada com bandidos”

Carro suspeito de ter sido usado na morte de Marielle é apreendido

Jungmann afirma que milícias podem ter matado Marielle Franco

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.