Fechar
GP1

Política

MDB vai fazer convenção nacional para renovação de diretório

Tendo em vista que o futuro presidente do MDB sairá dos 98 parlamentares, o deputado estadual Henrique Pires é um dos nomes que poderá assumir a presidência.

Desde sua criação, em março de 1966, o MDB, que já foi PMDB, passou por altos e baixos no cenário nacional. A sigla, que foi construída como oposição ao regime militar, sofreu um duro golpe na última semana com a prisão do ex-presidente Michel Temer.

Para tentar sanar o encolhimento da sigla, o partido deve fazer em setembro uma convenção nacional para tratar da nova diretoria. O atual presidente do MDB, Romero Jucá (RR), foi escolhido por Michel Temer, que presidia o MDB desde 2001 até sua ascensão à Presidência da República em 2016.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Henrique PiresHenrique Pires

Em entrevista nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o deputado estadual Henrique Pires disse que 98 parlamentares da sigla devem se reunir e tirar dali um nome para presidir o MDB. Além dos parlamentares, o partido conta com o governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal.

O deputado ressaltou o “problema” não é o nome que vai presidir a nacional e sim a “missão” desse novo grupo. Pires também falou sobre o encolhimento da sigla na última eleição.

“O problema hoje não é o nome, o problema é a missão que esse novo grupo terá. O MDB caiu muito, tinha 56 deputados federais e caiu para 34. Tinha 5 governadores, caiu para 3. Tinha 19 senadores e elegeu 12. Veja que o baque foi muito forte, mas não será uma coisa abrupta”, afirmou.

Henrique Pires

Tendo em vista que o futuro presidente do MDB sairá dos 98 parlamentares, o deputado estadual é um dos nomes que poderá assumir a presidência. Henrique Pires é engenheiro e advogado e possui um bom trânsito entre os membros da sigla.

Filiado desde os 18 anos ao partido, Pires foi presidente da Juventude do MDB entre 2011 e 2004 e entre 2005 e 2006 foi assessor especial da Liderança do MDB na Câmara dos Deputados.

Em 2010 foi assessor na subchefia de assuntos federativos na Secretaria de Relações internacionais da Presidência da República, dirigiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) entre 2011 e 2014, assumindo assim a presidência da pasta entre 2014 e 2017.

Durante o Governo Temer, Henrique Pires assumiu a Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo e foi secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

  • Foto: Facebook/Ibaneis RochaPosse de Ibaneis RochaPosse de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também é um dos nomes fortes para concorrer à presidência do MDB. A objeção é o atual estatuto interno do MDB, que define que membros do partido que ocupam cargos executivos não podem concorrer à presidência.

Esse foi o motivo de Michel Temer passar o comando para Jucá após assumir a Presidência da República. O problema, no entanto, poderá ser sanado. Membros do partido já articulam uma convenção extraordinária para fazer alterações no estatuto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.