Fechar
GP1

Piauí

Mestres ceramistas da Serra da Capivara são homenageados

A Exposição Serra da Capivara – Homem e Terra, que conta com curadoria do designer Renato Imbroisi, é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

Os mestre ceramistas da Serra da Capivara ganharam espaço especial na Exposição Serra da Capivara – Homem e Terra, que acontece no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB, no Rio de Janeiro.

Na Sala Mestres Ceramistas, que faz parte do ciclo da exposição, estão as imagens dos 32 artesãos, que com muita dedicação e maestria dão forma às peças da Cerâmica Serra da Capivara, reconhecidas no Brasil e no exterior pela qualidade e forte identidade. As imagens têm barro em alto relevo, de maneira a se aproximar ainda mais da realidade desses homens de ofício.

  • Foto: Antonio PessoaSala Mestres Ceramistas Sala Mestres Ceramistas

“Meu sentimento é de muita alegria e satisfação. Primeira vez que estou no Rio de Janeiro divulgando o nosso trabalho. Para mim, é uma honra representar o grupo de artesãos. Essa exposição mostra um pouco da nossa tradição, retratando nas peças em cerâmica, além dos desenhos rupestres, a vegetação e os animais da Serra da Capivara. Não tenho palavras para descrever a emoção de chegar aqui e ver o nosso trabalho reconhecido e elogiado”, afirma o mestre ceramista Antônio Francisco da Silva, um dos mais antigos membros da equipe da Cerâmica Serra da Capivara.

Na ambientação da Sala Mestres são utilizados ainda cinco vasos em cerâmica e, no interior de cada um deles, são projetados filmes curtos, que se complementam e contam as diversas etapas do processo produtivo da cerâmica, desde a extração do barro, manuseio da matéria-prima, trabalho no torno, técnicas de escultura e desenhos, e processo de queima.

Além da Sala Mestres, a exposição conta com outras três salas interligadas, com cenário, objetos e outros recursos utilizados para contar a história do Parque Nacional, finalizando com um passeio à linha do tempo da produção da Cerâmica Serra da Capivara.

O Portal de Entrada da exposição é como um cartão postal com imagens da paisagem da Serra da Capivara, criando uma atmosfera bem peculiar desse destino, convidando todos a conhecer os demais espaços da mostra. Nesse ambiente tem ainda a plotagem de um depoimento da Dra. Niède Guidon, arqueóloga que a mais de quarenta anos se dedica a pesquisas no local.

“Temos que proteger o patrimônio do Parque Nacional da Serra da Capivara, porque é uma coisa única. No mundo todo, não existe nada igual. E os brasileiros precisam se apropriar de tudo isso”, declarou Niède Guidon durante as primeiras tratativa para a realização da exposição.

A Exposição Serra da Capivara – Homem e Terra, que conta com curadoria do designer Renato Imbroisi, é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional; e apoio do Governo do Estado do Piauí; Sebrae no Rio de Janeiro; Fundação Museu do Homem Americano, Fumdham; Ministério da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan; Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio; e Cerâmica Serra da Capivara.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.