Fechar
GP1

Sussuapara - Piauí

Miguel Ferreira pede à Justiça anulação de eleição em Sussuapara

A ação está tramitando e será julgada em primeira instância pelo juiz Adelmar de Sousa Martins.

O candidato derrotado a prefeito de Sussuapara, Miguel Ferreira da Rocha (PMDB), ingressou no último dia 9 deste mês com um recurso junto à Justiça Eleitoral pedindo a anulação do pleito do dia 2 de outubro de 2016. A ação é contra o prefeito reeleito, Edvardo Antônio da Rocha, o Pé Trocado (PP). 

O Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) foi protocolado pelo candidato derrotado, Miguel Ferreira da Rocha (PMDB), na 62ª Zona Eleitoral, com sede em Picos. A ação está tramitando e será julgada em primeira instância pelo juiz Adelmar de Sousa Martins. 

No recurso, Miguel Rocha (PMDB) alegou inelegibilidade do prefeito reeleito, Edvardo Rocha, o Pé Trocado (PP), que teve suas contas referentes ao exercício financeiro de 2013 rejeitadas pela Câmara Municipal de Sussuapara

Em razão disso, Miguel Rocha (PMDB) pediu à Justiça Eleitoral a cassação do diploma do prefeito Edvardo Antônio da Rocha, o Pé Trocado (PP) e a anulação das eleições municipais de Sussuapara, realizadas dia 2 de outubro do ano passado. 

Resultado da eleição 

Candidato pela coligação “Sussuapara segue em frente com a força do povo”, formada pelos partidos do PP, PT e PSDB, Edvardo Antônio da Rocha, o Pé Trocado (PP), venceu as eleições. Ele obteve 2.708 votos, equivalente a 50,58% dos votos válidos. 

O ex-prefeito Miguel Ferreira da Rocha (PMDB) concorreu pela coligação “Desejo do Povo”, composta pelos partidos do PMDB, PTB e PPS e foi derrotado nas urnas. Ele conseguiu 2.646 votos, percentual de 49,42% dos votos válidos. A diferença em favor do eleito foi de 62 votos. 

Contas reprovadas 

Em sessão extraordinária realizada no dia 15 de dezembro de 2016, a Câmara Municipal de Sussuapara rejeitou as contas do prefeito Edvardo Antônio da Rocha, o Pé Trocado (PP), referentes ao exercício financeiro de 2013. 

Após análise do relatório da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, a Câmara de Sussuapara, por maioria de votos, optou pela reprovação do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). 

A corte havia recomendado à casa legislativa a aprovação, com ressalvas, das contas do prefeito Edvardo Antônio da Rocha, o Pé Trocado (PP), referentes ao exercício financeiro de 2013. Mas, por maioria, a Câmara reformou a decisão do TCE e rejeitou as contas do gestor. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.