Fechar
GP1

Brasil

Militares apreendem mais de 2 mil armas brancas em dez presídios

A primeira fase da Operação Varredura aconteceu entre 17 de janeiro e 3 de março.

Militares da Marina, Aeronáutica e do Exército que participam das equipes autorizadas a vistoriar os presídios brasileiros à procura de itens ilícitos, em 46 dias apreenderam mais de 2 mil armas brancas e 271 celulares.

Os objetos foram encontrados em dez presídios de cinco estados que solicitaram ao Ministério da Defesa o apoio das Forças Armadas: Amazonas, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

A primeira fase da Operação Varredura aconteceu entre 17 de janeiro e 3 de março. O Ministério da Justiça e Cidadania atuou junto com os órgãos de segurança pública dos governos estaduais.

Nas ações foram encontrados ainda acessórios (160) e baterias (29) para celular; tabletes de entorpecentes (18); trouxinhas de entorpecentes (45), recipientes com bebidas alcoólicas (seis), substâncias suspeitas (185) e itens de posse proibida, como dinheiro ou eletrodomésticos (3.038).

Três presídios que foram revistados pelos militares, no início deste ano, foram palco de rebeliões e assassinatos de detentos: a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal; a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, zona rural de Boa Vista; e o Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus.

  • Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão ConteúdoRebelião iniciada em AlcaçuzRebelião iniciada em Alcaçuz

De acordo com a Agência Brasil, as outras unidades carcerárias vistoriadas foram a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (AM), Penitenciária Estadual de Parnamirim (RN), Penitenciária Agrícola de Mossoró (RN), Cadeia Pública de Mossoró (RN), Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (MS), Cadeia Pública de Natal (RN) e a Casa de Detenção José Mário Alves da Silva/Urso Branco (RO).

Nessas dez primeiras operações, participaram cerca de 4 mil homens da Marinha e do Exército, de acordo com o Ministério da Defesa. Foram utilizados equipamentos modernos como detectores por raio X e de metais, que foram empregados em grandes eventos realizados no país, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.