Fechar
GP1

Piauí

Militares viram réus na Justiça acusados de falsidade ideológica no Piauí

A decisão da juíza federal substituta da 3ª Vara Federal, Vládia Maria de Pontes Amorim, é da última segunda-feira (09).

A juíza federal substituta da 3ª Vara Federal, Vládia Maria de Pontes Amorim, recebeu denúncia contra um ex-cabo e cinco oficiais do Exército acusados dos crimes de falsificação de documento particular, falsidade ideológica e/ou uso de documento falso. A decisão é da última segunda-feira (09).

Foram denunciados Afonso Soares Brandao Júnior, Durvalino Pereira de Sousa Neto, Joswilson de Jesus da Silva Sousa, Diogo de Sousa Vieira, Wanderson Lima Fonseca e Adilson Barbosa Lima.

Segundo inquérito policial houve possível cometimento de fraudes na aquisição de armas de fogo por militares da ativa, mediante o uso, perante a Superintendência da Polícia Federal no Piauí, de declaração e contracheques contendo informações inverídicas sobre a existência de vínculos empregatícios em empresa fictícia, omitindo-se a condição de militar de cada um dos denunciados.

As conclusões da investigação apontam os acusados como autores dos possíveis fatos delituosos descritos.

A magistrada destacou que “a denúncia descreve fato baseado em lastro probatório claramente idôneo, contendo indícios de autoria e de materialidade do crime, configurando, pois, a justa causa para a instauração da ação penal”.

Prisões

Dois dos denunciados já foram presos pela polícia. Wanderson Lima Fonseca, ex-cabo do Exército, foi preso, no dia 16 de janeiro deste ano, acusado de balear foliões durante a festa da Banda Bandida no Centro de Teresina, três dias antes.

  • Foto: Divulgação/PC-PIWanderson Lima FonsecaWanderson Lima Fonseca

Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Estado pelos crimes de tentativa de homicídio e lesão corporal que pediu que o mesmo seja submetido a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri.

Já o terceiro sargento do Exército, Diogo de Sousa Vieira, foi preso em agosto de 2017, acusado efetuar vários disparos de arma de fogo em uma Rua do Bairro Nova Alegria II, zona sul de Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.