Fechar
GP1

Piauí

Ministério da Educação capacita para Levantamento da Situação Escolar no Piauí

A formação acontece até o dia 8 de junho, no Blue Tree Rio Poty Hotel. O LSE é um sistema informatizado de suporte ao processo de coleta de dados, informações e de avaliação do Est

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), realiza capacitação de professores e técnicos da rede pública de ensino do Estado, para Levantamento da Situação Escolar (LSE) no Piauí.

A formação acontece até o dia 8 de junho, no Blue Tree Rio Poty Hotel. O LSE é um sistema informatizado de suporte ao processo de coleta de dados, informações e de avaliação do Estado em que se encontram as escolas públicas, utilizando uma metodologia específica de orientação das atividades de coleta, que abrange: infraestrutura física; material didático; equipamento e mobiliário.

Os dados levantados são registrados em um sistema informatizado que armazena, em uma base centralizada, os dados nacionais para serem processados e referenciados aos Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola (PMFE). O sistema oferece ainda um conjunto de relatórios de suporte à gestão das redes escolares, que indicam a situação de atendimento aos PMFE de cada escola e apresentam estimativas das necessidades e dos investimentos necessários à adequação das escolas aos PMFE. “Nosso objetivo é verificar as condições de infraestrutura e pedagógica das escolas, pois o MEC está exigindo um padrão mínimo para funcionamento”, informa Olga Bento, coordenadora nacional do LSE/MEC.

“A partir das informações coletadas, o Governo Federal enviará recursos para reformas das escolas estaduais”, avisa. Para a pedagoga Francisca Cesária, de Cristino Castro, a capacitação é significante por proporcionar o conhecimento de metodologias que devem ser aplicadas nos municípios. “Sairemos daqui aptos e qualificados para realizarmos com eficiência o levantamento real da situação das nossas escolas”, declara. Mais informações sobre o LSE/MEC estão disponíveis no site fnde.gov.br.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.