Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde destaca cobertura vacinal em Teresina

Para a assessora, Teresina vem se destacando desde o início, com alto índice de cobertura vacinal em todas as etapas da vacinação com seus respectivos grupos prioritários.

A boa cobertura da vacinação contra a gripe A (H1N1) em Teresina vem merecendo destaque por parte do Ministério da Saúde, que enviou à capital do Piauí Marília Bulhões, assessora da instituição para o Programa Nacional de Imunização. Ela veio acompanhar in loco o desenvolvimento da campanha no Estado e trazer as considerações positivas do ministério, tendo em vista que os teresinenses ultrapassaram todas as metas das etapas de vacinação realizadas até agora, superando, inclusive, a média nacional.

Para a assessora, Teresina vem se destacando desde o início, com alto índice de cobertura vacinal em todas as etapas da vacinação com seus respectivos grupos prioritários. “A abertura de postos extras, inclusive nos fins de semana, e a colocação de todas as unidades de saúde do município em operação foram decisivas para o sucesso da vacinação”, ressaltou Marília Bulhões.

Segundo ela, o Piauí teve um início difícil na vacinação, com vários casos confirmados e algumas mortes em decorrência de complicações da gripe A (H1N1). “Mas também constatamos que o Estado imediatamente se recuperou em termos de cobertura, o que vem também merecendo os elogios do Ministério da Saúde”, salientou Marília Bulhões. Ela aproveita para convocar as pessoas maiores de 60 anos para a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum, que começa neste sábado, 8, em todo o país, estendendo-se até o dia 21 de maio.

Cobertura - De acordo com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, 20.951 crianças deviam ser vacinadas em Teresina contra a gripe A (H1N1), mas foram imunizadas 40.806, o que indica um percentual de 194% de cobertura. Outra determinação era a vacinação de 13.440 gestantes, mas até a semana passada 14.771 haviam recebido a vacina, correspondendo a 110%. Entre os doentes crônicos graves, a indicação era vacinar 54.855 número ultrapassado, chegando a 75.754 ou 138%.

O grupo que vinha causando preocupação era o de jovens entre 20 e 29 anos, em que 172.611 deviam se imunizar contra a gripe, mas 178.662 receberam as doses da vacina, o que corresponde a 103%. Na segunda-feira, 10, tem início a vacinação dos adultos com idade entre 30 e 39 anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.