Fechar
GP1

Parnaguá - Piauí

Ministério Público investiga irregularidades no Samu de Parnaguá

A portaria nº 008/2017 foi assinada pela promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, em 22 de novembro.

O Ministério Público do Estado do Piauí abriu procedimento preparatório de inquérito civil contra a secretaria de Saúde de Parnaguá por irregularidades no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do município. A portaria nº 008/2017 foi assinada pela promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, em 22 de novembro.

O objetivo é apurar irregularidades e adequar o funcionamento do SAMU 192 do Município para posterior instauração de Inquérito Civil e/ou eventual promoção de Ação Civil Pública.

A Coordenação Estadual de Urgência e Emergência/SAMU 192 encaminhou à promotoria parecer técnico que trata sobre a visita técnica realizada na base do Samu do município de Parnaguá, no dia 24/05/2017, e constatou diversas irregularidades no referido serviço em desacordo com a Portaria GM/MS nº 2.048/2002, dentre as quais se destacam, inadequações sanitárias, materiais e equipamentos em falta, entre outros, o que demonstra deficiências na assistência prestada.

A promotora destacou o crescimento da demanda por serviços nesta área nos últimos anos, devido ao aumento do número de acidentes e da violência urbana e a insuficiente estruturação da rede assistencial, que têm contribuído decisivamente para a sobrecarga dos serviços de Urgência e Emergência disponibilizados para o atendimento da população.

A promotora determinou envio de ofício ao secretário municipal de Saúde, requisitando, no prazo de 10 dias, informações sobre as providências adotadas acerca das irregularidades constatadas no parecer técnico.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.