Fechar
GP1

Saúde

Ministro da Saúde alerta para aumento de casos de covid-19 no Brasil

'Temos o impacto das capitais e regiões metropolitanas. Esse impacto vai passar. E vamos ver espraiamento disso de alguma forma ao interior', disse Eduardo Pazuello.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, alertou nesta segunda-feira, 25, para nova etapa do avanço da covid-19 no Brasil, com aumento de casos em cidades do interior. "Temos o impacto das capitais e regiões metropolitanas. Esse impacto vai passar. E vamos ver espraiamento disso de alguma forma ao interior", afirmou Pazuello em videoconferência de celebração dos 120 anos da Fiocruz.

O ministro declarou que é preciso estar preparado para o avanço da doença, preparando estruturas de cidades maiores para receber pacientes dos pequenos municípios. Para ele, capitais já mostram queda de casos. "Mas não podemos esquecer que vem ainda o impacto no interior. A gente tem de estar preparado para isso."

Pazuello já havia demonstrado preocupação sobre o impacto da doença em cidades do interior na semana passada, durante reunião com conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde.

Segundo balanço do Ministério da Saúde deste domingo, 24, o Brasil tem 22.666 óbitos pela covid e 363.211 casos confirmados. Destes, 149.911 pacientes já se recuperaram.

As infecções fora da capital preocupam o governo de São Paulo, por exemplo. A covid-19 já chegou a 510 municípios paulistas (que tem 645 cidades), e a taxa de crescimento no interior é quase quatro vezes maior do que na capital.

Na videoconferência sobre o aniversário da Fiocruz, Pazuello falou por menos de 5 minutos.

No domingo, 24, o ministro interino esteve em manifestação pró-governo ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O mandatário novamente estimulou aglomerações, contrariando recomendações de autoridades de saúde sobre o distanciamento social.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que Pazuello vai ficar no ministério 'por muito tempo'

General Pazuello nomeia mais nove militares para o Ministério da Saúde

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.