Fechar
GP1

Política

Ministro Edson Fachin nega recurso contra prisão após 2ª instância

A decisão DO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, é desta terça-feira (20).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, rejeitou embargos de declaração apresentados contra decisão de 2016 na qual a Corte permitiu o cumprimento da pena de prisão, após uma condenação em segunda instância. A decisão é desta terça-feira (20).

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoMinistro Edson FachinMinistro Edson Fachin

O recurso foi apresentado no último dia 14 e tinha o objetivo de reverter o atual entendimento para que a execução da pena se inicie somente após o trânsito em julgado, ou seja, a decisão definitiva na quarta instância da Justiça – o próprio STF.

Edson considerou que uma eventual mudança nesse sentido só será possível em um novo julgamento da ação, de “mérito”, ainda a ser marcada pela presidente do STF, Cármen Lúcia. Nessa decisão de mérito, os 11 ministros deverão discutir de maneira mais aprofundada a questão. Em 2016, quando a execução provisória da pena foi aprovada por 6 votos a 5, a decisão se deu em caráter liminar.

MATÉRIAS RELACIONADAS

STF decide a favor de prisão após julgamento na segunda instância

STF reafirma prisão após julgamento em 2ª instância em todos os casos

Alexandre de Moraes é favorável à prisão após decisão em 2ª instância

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.