Fechar
GP1

Bocaina - Piauí

Morre o ex-prefeito de Bocaina Nivardo Silvino aos 65 anos

O ex-prefeito assumiu o comando da prefeitura de Bocaina em 2016, após a morte do ex-prefeito José Luis de Barros.

Após dois dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 3, o ex-prefeito de Bocaina, Nivardo Silvino de Sousa (PTB), de 65 anos de idade. Ele enfrentava problemas renais há cinco anos.

O velório do ex-prefeito Nivardo Silvino acontece em sua residência, localizada no povoado Varjota. Às 15 horas desta sexta-feira, 3, o corpo será conduzido até a Câmara Municipal de Bocaina, onde permanecerá até às 17 horas, retornando para sua casa. Neste sábado, 4, a partir das 7 horas da manhã será celebrada missa na igreja da cidade e em seguida o sepultamento no cemitério do povoado Aparecida, em São João da Canabrava.

Nivardo era casado com Maria das Garças Silva Ramos e pai de três filhas. Leila, Verônica e Andreia. Ele deixa ainda cinco netos e dois bisnetos. O prefeito de Bocaina, Erivelto Leal de Barros, decretou luto oficial no município por três dias.

  • Foto: DivulgaçãoPrefeito cassao de Bocaina, Nivardo SilvinoPrefeito cassao de Bocaina, Nivardo Silvino

O ex-prefeito assumiu o comando da prefeitura de Bocaina em 2016, após a morte do ex-prefeito José Luis de Barros. Em novembro daquele ano, ele chegou a pedir licença do cargo devido aos seus problemas de saúde.

O vereador Cleidison Rocha afirmou ao GP1 que a morte pegou a população de surpresa e que esteve com Nivardo no último final de semana e que ele parecia estar bem.

“Hoje às 15h vai ter sessão solene na Câmara em homenagem a ele. Ele fazia hemodiálise há muitos anos. Sábado, inclusive a gente fez uma visita juntos e ele parecia bem, mesmo fazendo a hemodiálise. Então é triste”, lamentou o vereador. O corpo será sepultado no cemitério de Aparecida São João da Canabrava.

Carreira política

Ao longo de sua carreira política Nivardo Silvino se elegeu vereador de Bocaina por quatro mandatos. Também foi eleito vice-prefeito por três vezes, sendo que na última assumiu o comando do município em razão da morte do então prefeito, José Luís de Barros, no dia 9 de março de 2016.

Nivardo Silvino de Sousa (PTB) teve o mandato cassado no dia 6 de abril de 2016 pelo juiz da 93ª zona eleitoral do Piauí, Sérgio Luís Carvalho Fortes. A sentença depois foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

Depois da cassação do mandato, Nivardo Silvino foi afastado do cargo algumas vezes e sempre reassumia graças a liminares conseguidas na justiça. A última vez em razão de decisão proferida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Napoleão Nunes Maia Filho.

Alegando problemas de saúde, no dia 26 de outubro de 2016 ele enviou requerimento à mesa diretora da Câmara Municipal de Bocaina, solicitando afastamento do cargo por tempo indeterminado. Em lugar dele assumiu o então presidente da casa, José Airton Cipriano (PSB), que ficou no comando do município até 31 de dezembro do mesmo ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.