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Teresina - Piauí

Motoristas reclamam de trecho que alaga na Avenida Joaquim Nelson

Para o professor de geografia da Universidade Federal do Piauí, Werton Costa, o problema foi causado pelo avanço da cidade, que acabou aterrando um riacho que passa pelo local.

Motoristas que trafegam pela Avenida Joaquim Nelson, no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, entraram em contato com o GP1, na manhã deste sábado, para reclamar de um grande transtorno que eles enfrentam no período chuvoso ao trafegarem pela região, que é o alagamento das duas faixas da via próximo a empresa Soferro.

Segundo um dos motoristas, o problema é recorrente e até hoje nenhuma providência foi tomada. Após qualquer chuva forte é impossível trafegar pelo local e o condutor é obrigado a trafegar quilômetros para encontrar um rota alternativa.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Alagamento na Ladeira do Uruguai Alagamento na Avenida Joaquim Nelson

“Todos os anos é a mesma coisa. Preciso passar por aqui diariamente, por ser o caminho mais perto e rápido de casa para o trabalho. Nessa época, me vejo obrigado a desviar quando a chuva está forte. Agora mesmo estou me arriscando, pois existe o perigo de um acidente ou de prejuízos no meu carro”, afirmou um morador, que não quis se identificar.

Para o professor de geografia da Universidade Federal do Piauí, Werton Costa, o problema foi causado pelo avanço da cidade, que acabou aterrando um riacho que passa pelo local. E a consequência disso é o represamento da água, que não tem para onde escoar e acaba prejudicando a circulação dos veículos.

“A cidade de Teresina, historicamente, nasceu em função do Rio Parnaíba e do Rio Poti, ou seja, sob o signo das águas. E naquele local passa o Riacho Itararé, que nasce em José de Freitas e desemboca no Rio Poti. E pelo crescimento da cidade ele acabou sendo aterrado, só que a natureza cobra um preço, que acaba sendo um transtorno para o ser humano. O ideal para solucionar esse problema seria um plano de drenagem, com a canalização do fluxo de tal modo que ele passe pelo subterrâneo e não provoque problemas na superfície, ou seja, temos que ter um sistema de galerias eficiente”, explicou o especialista.

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