Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Movimentos realizam ato contra corrupção neste domingo no PI

Entre os pontos defendidos pelos grupos estão a PEC 241/55 e o pacote anticorrupção original, proposto pelo Ministério Público Federal.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 19 Manifestantes do 'Vem Pra Rua' Manifestantes do 'Vem Pra Rua'
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 19 Manifestantes ocupam a João XXIII Manifestantes ocupam a João XXIII
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 19 " Vem Pra Rua " " Vem Pra Rua "
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 19 Manifestantes estendem bandeiras na João XXIII Manifestantes estendem bandeiras na João XXIII
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 19 Manifestantes com bandeira do Brasil Manifestantes com bandeira do Brasil
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 19 Adriana Sousa Coordenadora do vem pra rua Adriana Sousa Coordenadora do vem pra rua
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 19 Manifestantes se concentram em frente ao prédio do MPF Manifestantes se concentram em frente ao prédio do MPF
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 19 Manifestantes  estendem faixas Manifestantes estendem faixas
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 19 Manifestantes do 'Vem Pra Rua' na frente do Ministério Público  Manifestantes do 'Vem Pra Rua' na frente do Ministério Público
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 19 Manifestantes usam preto no 'Vem Pra Rua' Manifestantes usam preto no 'Vem Pra Rua'
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 19 Manifestação 'Vem Pra Rua' Manifestação 'Vem Pra Rua'
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 19 Salvem o Brasil Salvem o Brasil
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 19 'Vem Pra Rua' 'Vem Pra Rua'
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 19 Movimento 'Vem Pra Rua' Movimento 'Vem Pra Rua'
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 19 Professor Neiva dos Santos Professor Neiva dos Santos
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 19 Brasil Melhor e Avança Piauí fazem ato em Teresina Brasil Melhor e Avança Piauí fazem ato em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 19 Avança Piauí e Brasil Melhor Avança Piauí e Brasil Melhor
Marcelo Cardoso/GP1 18 / 19 Movimentos Avança Piauí e Brasil Melhor Movimentos Avança Piauí e Brasil Melhor
Marcelo Cardoso/GP1 19 / 19 Manoel Lopes Manoel Lopes

Na tarde deste domingo, dia 04 de dezembro, os movimentos Avança Piauí, Vem pra Rua e Brasil Melhor realizaram uma manifestação na Ponte Estaiada e na Avenida João XXIII para promover um ato contra a corrupção e a favor da Lei Anticorrupção originalmente proposta pelo Ministério Público Federal. O ato teve início por volta das 16h30, e exigiu o combate à corrupção, além de declarar apoio às investigações da Operação Lava Jato e ao trabalho do juiz Sérgio Moro. A manifestação é contra as mudanças feitas no pacote da lei anticorrupção proposto pelo MPF.

Na ponte Estaiada, os movimentos Avança Piauí e Brasil Melhor Piauí se uniram pelas mesmas reivindicações. O líder do Avança Piauí, Manoel Lopes, mas conhecido como Nel, afirma que cerca de 12 pessoas participam ativamente do movimento, que segundo ele, não tem apego político ou partidário, apenas defende projetos. "Hoje nós começamos uma nova guerra contra tudo isso que está acontecendo no nosso país. Conseguimos a primeira vitória que foi tirar uma presidente que não tinha mais condições de estar à frente dos destinos do Brasil, mas os problemas não acabaram ainda. Hoje reivindicamos dos parlamentares uma postura a favor do povo em relação às 10 medidas contra a corrupção”, disse o líder do Avança Piauí.

Entre os pontos defendidos pelo grupo estão a PEC 241/55 – que propõe um teto aos gastos públicos por 20 anos – e, principalmente o pacote anticorrupção original, proposto pelo Ministério Público Federal, e não o modificado pelo Congresso Nacional. O movimento Brasil Melhor no Piauí é secundário de um já existente em São Paulo e também luta pelos mesmos propósitos do Avança Piauí.

Um dos coordenadores do movimento, professor Neiva dos Santos Ferreira, disse que a ação proposta "é uma forma de barrar os avanços da operação Lava Jato e é um costumes deles [políticos]. Eles estão legislando em causa própria. Por isso nós estamos aqui, porque entendemos que eles desfiguraram a proposta original da Lei Anticorrupção, que foi um projeto de iniciativa popular", disse o coordenador do movimento Brasil Melhor Piauí. Uma nova manifestação está marcada para a próxima terça-feira (06) em frente ao Hiper Bom Preço, no centro de Teresina.

Vem pra Rua

No mesmo horário outra manifestação, desta vez em frente a sede do Ministério Público Federal, também se mostrava contra a punição de promotores e juízes pelo trabalho desempenhado, além de ser a favor do fim do foro privilegiado e das 10 medidas originais contra a corrupção propostas pelo MPF. "Nós estamos acompanhando as manifestações nacionais contrárias as alterações feitas nas 10 medidas anticorrupção feitas pelo MP. Queremos que o texto passe o mais perto possível do texto original", disse a coordenadora do Vem Pra Rua Teresina, Adriana Souza.

"Também apoiamos as investigações da Operação Lava-Jato e o trabalho do juiz federal Sérgio Moro. Pedimos ainda o 'Fora Renan', porque não tem sentido termos um presidente do Senado que é réu. Por fim, queremos o fim do foro privilegiado. Todas essas reivindicações nós fazemos para conclamar a população a participar, porque essas pautas são pautas do povo", finalizou a coordenadora do Vem Pra Rua Teresina. A organização estima que entre 200 e 300 pessoas participaram da manifestação em frente a sede do MPF na capital.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.