Fechar
GP1

Eleições 2018

MPE alerta sobre proibição de sorteios para propaganda no Piauí

Todos os membros do Ministério Público Eleitoral no Piauí já receberam orientações de como proceder em relação à apuração desses crimes.

O procurador regional eleitoral no Piauí, Patrício Noé da Fonseca, expediu alerta aos candidatos, partidos, coligações, apoiadores e simpatizantes sobre a realização de bingos e sorteios para distribuição gratuita de mercadorias com fins de propaganda eleitoral ou aliciamento de eleitores a favor de candidatos.

Além das condutas configurarem abuso de poder econômico punível na forma do Art. 22 da Lei Complementar 64/90, sujeitando os responsáveis e beneficiários à cassação do registro ou do diploma, bem como sanção de inelegibilidade, o procurador disse que constituem também crimes tipificados no Art. 299 e/ou no Art. 334 do Código Eleitoral punível com pena privativa de liberdade.

  • Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Procurador Patrício Noé FonsecaProcurador Patrício Noé Fonseca

Todos os membros do Ministério Público Eleitoral no Piauí já receberam orientações de como proceder em relação à apuração desses crimes e, em diversas zonas eleitorais, já existem investigações em andamento visando a coibir essas condutas ilícitas que ferem a igualdade de oportunidade entre os candidatos e abalam a normalidade e a lisura do pleito eleitoral.

Denúncias das condutas ilícitas poderão ser encaminhadas pelos canais disponibilizados pelo MPE e pela Justiça Eleitoral via aplicativo PARDAL, Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Ministério Público Federal ou Ouvidoria do TRE-PI, como também poderão ser feitas diretamente à Promotoria ou ao Juiz Eleitoral a fim de que este adote as providências cabíveis, no âmbito do poder de polícia, para impedir a realização de sorteios, bingos ou eventos congêneres de distribuição gratuita de mercadorias com fins de comprar voto e aliciar eleitores a favor de candidatos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.