Fechar
GP1

São Miguel do Tapuio - Piauí

MPF investiga Lincoln Matos após contratação do escritório João Azêdo

O procurador destacou que o objetivo é apurar possíveis irregularidades no pagamento de honorários advocatícios ao escritório João Azêdo e Brasileiro Sociedade de Advogados.

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), por meio do procurador da República, Israel Gonçalves, instaurou no dia 30 de abril um inquérito civil contra a prefeitura de São Miguel do Tapuio, que tem como gestor Lincoln Matos. Na portaria de nº 60, o procurador explicou que já havia sido instaurado um procedimento preparatório, mas com a necessidade de continuar as investigações o procedimento foi convertido em inquérito civil.

Ele destacou que o objetivo é apurar possíveis irregularidades no pagamento de honorários advocatícios ao escritório João Azêdo e Brasileiro Sociedade de Advogados na ação ajuizada para recebimento de valores do Fundef, repassados a menor pela União ao município de São Miguel do Tapuio, em decorrência da subestimação do Valor Mínimo Anual por Aluno (VMAA)

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Lincoln MatosLincoln Matos

O problema é que teria ocorrido estipulação de honorários no valor de 15% do montante recuperado na ação ajuizada, ou seja, a prefeitura ganhando a ação referente a esses recursos da educação, uma parte desses valores seria usada para pagar o escritório de advocacia que atuou na ação. O procurador questiona o uso de recursos da educação para esse tipo de pagamento e o Ministério Público Federal tem investigado várias prefeituras nesse sentido.

O procurador destacou na portaria que “é sua função institucional zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Federal, promovendo as medidas necessárias à sua garantia, bem como promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, da probidade administrativa e de outros interesses difusos e coletivos”.

Outro lado

O prefeito Lincoln Matos não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.