Fechar
GP1

Picos - Piauí

Multidão de católicos acompanha Procissão do Senhor Morto em Picos

Milhares de pessoas acompanharam o cortejo com a imagem do Senhor Morto e de Nossa Senhora pelas ruas centrais de Picos.

José Maria Barros/GP1 1 / 19 Dom Plínio agradece a presença dos devotos. Dom Plínio agradece a presença dos devotos.
José Maria Barros/GP1 2 / 19 Devotos fazem o percurso de pés descalços Devotos fazem o percurso de pés descalços
José Maria Barros/GP1 3 / 19 Devota segue o percurso de pés descalços Devota segue o percurso de pés descalços
José Maria Barros/GP1 4 / 19 Procissão do Senhor Morto reúne multidão em Picos Procissão do Senhor Morto reúne multidão em Picos
José Maria Barros/GP1 5 / 19 Fiéis carregam a imagem de Nossa Senhora Fiéis carregam a imagem de Nossa Senhora
José Maria Barros/GP1 6 / 19 Milhares de devotos participam da procissão do Senhor Morto Milhares de devotos participam da procissão do Senhor Morto
José Maria Barros/GP1 7 / 19 Procissão percorre as ruas centrais de Picos Procissão percorre as ruas centrais de Picos
José Maria Barros/GP1 8 / 19 Procissão segue pela avenida Getúlio Vargas Procissão segue pela avenida Getúlio Vargas
José Maria Barros/GP1 9 / 19 Procissão percorre a rua Santo Antônio Procissão percorre a rua Santo Antônio
José Maria Barros/GP1 10 / 19 Dom Plínio segue à frente da procissão Dom Plínio segue à frente da procissão
José Maria Barros/GP1 11 / 19 Saída da procissão Saída da procissão
José Maria Barros/GP1 12 / 19 Imagem do Senhor Morto é colocada no esquive Imagem do Senhor Morto é colocada no esquive
José Maria Barros/GP1 13 / 19 Cerimônia do Descimento da Cruz Cerimônia do Descimento da Cruz
José Maria Barros/GP1 14 / 19 Multidão lota a praça Justino Luz Multidão lota a praça Justino Luz
José Maria Barros/GP1 15 / 19 Multidão aguarda início da procissão Multidão aguarda início da procissão
José Maria Barros/GP1 16 / 19 Devotos lotam praça Justino Luz Devotos lotam praça Justino Luz
José Maria Barros/GP1 17 / 19 Dom Plínio relembra as sete últimas palavras proferidas por Cristo Dom Plínio relembra as sete últimas palavras proferidas por Cristo
José Maria Barros/GP1 18 / 19 Imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora antes da cerimônia da Descida da Cruz Imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora antes da cerimônia da Descida da Cruz
José Maria Barros/GP1 19 / 19 Beijo na cruz Beijo na cruz

Uma multidão de católicos acompanhou no início da noite desta sexta-feira, 19, a Procissão do Senhor Morto pelas ruas centrais de Picos. O ato faz parte das celebrações do segundo dia do Tríduo Pascal, iniciado na quinta-feira santa com a Missa da Ceia do Senhor e cerimônia do Lava-Pés.

Antes da procissão, exatamente às 15 horas, horário em que segundo a Bíblia Jesus morreu, teve início na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, foi quem presidiu a celebração, que reuniu um expressivo número de devotos. A cerimônia é marcada também pela adoração a Santa Cruz, oportunidade em que os fiéis enfrentam fila para beijá-la e exaltá-la, num ato simbólico de entrega de nosso pecado na cruz de Cristo.

Dia sem missa

Segundo dom Plínio, a Sexta-Feira da Paixão é o único dia do ano que não tem missa em lugar nenhum do mundo. “Sempre às três horas da tarde acontece à celebração da Paixão, onde é contada toda a história da Paixão de Jesus, desde o momento da prisão até a morte na cruz. É um momento muito profundo” – destaca o bispo de Picos.

Logo após o beijo na cruz os fiéis se deslocaram para a praça Justino Luz para acompanhar o sermão proferido pelo bispo dom Plínio José. Na ocasião, ele lembrou as sete últimas palavras proferidas por Jesus Cristo quando já estava pregado na cruz, fazendo uma reflexão sobre o significado de cada uma delas para os cristãos

Segundo os evangelistas, as sete últimas palavras/frases proferidas por Jesus foram: “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem”; “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”; “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”; “Mulher, eis aí o teu filho”… “Filho, eis aí tua Mãe”; “Tenho sede!”; “Tudo está consumado” e “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

Descida da cruz

Antes do início da procissão, foi realizada a cerimônia do Descimento da Cruz, quando leigos representando os doze apóstolas encenam a descida da imagem do Senhor Morto. Em seguida o cortejo com milhares de devotos seguiu pela rua Santo Antônio, avenida Getúlio Vargas, praça Félix Pacheco, rua coronel Luís Santos, praça Josino Ferreira, rua Coronel Francisco Santos, Travessa do Mercado, finalizando na praça Justino Luz

À frente da procissão seguia o bispo dom Plínio José e o pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho). O esquive com a imagem do Senhor Morto era levado por homens da comunidade representando os doze discípulos. Ao lado, seguia a imagem de Nossa Senhora carregada por devotos que se revezavam ao longo do percurso.

Promessas

Muitos devotos aproveitam o momento para pagar promessas como penitência por alguma graça alcançada. O mais comum é a presença de pessoas que fazem o percurso com os pés descalços.

Ao final da procissão dom Plínio agradeceu a participação dos fiéis, destacando, principalmente, a presença de crianças, muitas delas ainda de colo trazidas pelos pais. O cortejo contou também com a presença de adolescentes, jovens, adultos e idoso oriundos dos mais diferentes bairros de Picos e de comunidades do interior.

Dom Plínio concluiu a celebração convidando os devotos a participarem da Vigília Pascal, com batismo de adultos, que terá início a partir das 20 horas deste sábado, 20, na Igreja Catedral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.