Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Municípios Piauienses ganha centros de odontologia

O tratamento que as unidades oferecem complementa o trabalho já realizado pela rede de atenção básica à saúde e pelas equipes de saúde bucal

Os municípios piauienses de São João do Piauí, Valença, Luís Correia e Luzilândia foram contemplados com unidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), mediante convênio entre o Ministério da Saúde e as prefeituras desses municípios para atender a população com problemas de periodontia, câncer bucal e pequenas cirurgias.

Os quatro municípios piauienses se juntam a outras 54 cidades do país que receberam unidades do CEO na etapa de expansão de novembro passado, como parte do Programa Brasil Sorridente, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. Desde então, o programa se expandiu para 674 desses centros em todo o país, até o fim de 2008.

Questão de cidadania

O Programa Brasil Sorridente, responsável pela implantação das unidades, vê a saúde bucal como uma questão de cidadania. As novas unidades reforçam o atendimento em saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada CEO é equipado para atendimentos complexos, tais como cirurgia oral menor, periodontia e diagnóstico do câncer bucal.

O tratamento que as unidades oferecem complementa o trabalho já realizado pela rede de atenção básica à saúde e pelas equipes de saúde bucal. Os profissionais dessas equipes fazem o encaminhamento dos pacientes aos CEOs.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.