Fechar
GP1

Piauí

Museu do Piauí comemora o Dia do Índio

Segundo a diretora Dora Medeiros, neste ano, os índios das tribos Itacoatiara e Tabajara, da cidade de Piripiri, serão os anfitriões.

O Dia do Índio será comemorado nos dias 19 e 20, no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes, com uma programação que inclui apresentações culturais, exibição de vídeos, palestra e mesa-redonda.

Segundo a diretora Dora Medeiros, neste ano, os índios das tribos Itacoatiara e Tabajara, da cidade de Piripiri, serão os anfitriões. “Eles virão acompanhados do cacique José Guilherme”, informa.

No dia 19, às 8 horas, alunos da Escola de Dança fazem apresentação de espetáculo. Em seguida, o professor e mestrando João Paulo Peixoto da Costa, da UFPI, vai proferir a palestra “Do Ceará ao Piauí: o Índio Antonio de Verçosa e seus usos identitários no século XIX”, diz. À tarde, haverá exibição de vídeos da série “Índios do Brasil”, produzidos pelo Ministério da Educação.

No dia 20, Dora informa que ocorrerá uma mesa-redonda com o tema “A situação do reconhecimento indígena no Piauí”, com representantes da Fundação Cultural do Piauí, Funasa / CASAI, Novafapi, Núcleo de Pesquisa dos Remanescentes Indígenas do Piauí, Núcleo de Estudo de Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí e Conselho do Memorial das Nações Indígenas do Piauí.

Dora informa que o Piauí já tem um escritório da Funai, que funciona em Piripiri e é coordenado por Yuri Fernando.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.