Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Nasa descobre planeta do tamanho da Terra em zona 'habitável'

TOI 700 d está a 100 anos luz da Terra; distância do astro para uma estrela com 40% do tamanho do Sol permite presença de água líquida.

A agência aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou na segunda-feira, 6, que o satélite TESS descobriu um planeta de tamanho semelhante ao da Terra. Como o astro está a uma distância intermediária de sua estrela, ele pode ter a presença de água líquida.

O planeta é chamada de TOI 700 d e fica a 100 anos luz da Terra, segundo informações anunciadas pela Nasa durante uma conferência de inverno em Honolulu, no Havaí. "TESS foi desenhado e lançado especificamente para achar planetas do tamanho da Terra e na órbita de estrelas", disse Paul Hertz, diretor de astrofísica da Nasa.

  • Foto: NasaTOI 700 d fica a 100 anos luz da TerraTOI 700 d fica a 100 anos luz da Terra

Inicialmente, o satélite classificou erroneamente a estrela (chamada de TOI 700), o que implicava que os planetas de seu entorno apareciam como maiores e mais quentes do que realmente são.

"Quando corrigimos os parâmetros da estrela, os tamanhos dos seus planetas se reduziram e nos demos conta que ele (o TOI 700 d) era do tamanho da Terra e (estava) na zona habitável", explicou Emily Gilbert, estudante de pós-graduação da Universidade de Chicago.

O descobrimento foi o primeiro do TESS, lançado em 2018 pela Nasa. A estrela TOI 700 é considerada pequena, com cerca de 40% do tamanho do Sol, e é 50% mais fria. O astro está próximo de três planetas: batizados de TOI 700 b, c e d, mas só o TOI 700 d está na zona habitável - isto é, nem tão próximo, nem tão distante da estrela, de modo que a temperatura permite a presença de água líquida.

O TOI 700 d é cerca de 20% maior que a Terra e orbita ao redor de sua estrela ao longo de 37 dias. Ele recebe 86% da energia que a Terra recebe do Sol.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.