Fechar
GP1

Arraial - Piauí

Niéde Guidon diz que não recebeu recursos para Serra da Capivara

Em entrevista ao Estado de São Paulo, publicado neste domingo (28), a arqueóloga Niède Guidon voltou a expor os graves problemas financeiros que o Parque Nacional Serra da Capivara enfrenta.

Em entrevista ao Estado de São Paulo, publicada neste domingo (28), a arqueóloga Niède Guidon voltou a expor os graves problemas financeiros que o Parque Nacional Serra da Capivara enfrenta. Na reportagem, a criadora do parque e da Fumdhan afirmou que “se os recursos não chegarem até o dia 31, irei a Paris em setembro avisar a Unesco que não há mais condições de manter o parque em funcionamento”.

A pesquisadora disse ainda que, apesar das promessas de destinação de verbas ao parque, não houve ainda nenhuma resolução do problema. “O dinheiro até hoje não apareceu”, diz Niéde. Com a possível ida dela à Unesco, o parque pode ser declarado um “patrimônio da humanidade em situação de perigo”.

  • Foto: DivulgaçãoPesquisadora Niéde GuidonPesquisadora Niéde Guidon

Na entrevista, a arqueóloga voltou a destacar a importância do parque e das pesquisas feitas. “É um patrimônio da humanidade, tem mais de 700 sítios com pinturas, 450 km de estradas para poder ir a todos esses sítios para proteger as pinturas, tirar ninhos de abelhas, cupins, água que escorre por cima das pinturas. É uma obrigação do governo federal manter esse patrimônio da humanidade. É uma exigência da Unesco. Sempre fizemos isso. Mas atualmente não estamos podendo fazer”.

Quando questionada sobre o motivo do não investimento do país na Serra da Capivara, Niéde foi categórica: “Acho que o Brasil está falido. Não tem mais dinheiro”.

Relembre o caso

No dia 16 de agosto, a pesquisadora Nièden Guidon, que desde 1970 administrava a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdhan), responsável pela manutenção do Parque, comunicou sua saída da presidência do local por falta de recursos.

No dia seguinte (17), o parque que possui mais de 130 mil hectares, abrange quatro municípios - São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti e Coronel José Dias - e abriga os vestígios mais antigos da ocupação humana no Brasil e, possivelmente, na América, amanheceu fechado. No mesmo dia, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou por meio de nota, um repasse emergencial de um milhão de reais para o local. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.