Fechar
GP1

Piauí

Niéde Guidon têm o seu trabalho reconhecido no exterior e recebe prêmio

Da África Niéde voltou ao Brasil e logo em seguida viajou novamente, dessa vez para Europa, onde foi receber o segundo prêmio na cidade de Roma, capital da Itáli

Depois de mais de trinta anos de dedicação exclusiva às pesquisas e ao desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região do Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a arqueóloga paulista Niéde Guidon, que decidiu adotar o Piauí como sua casa, acaba de retornar da Europa e da África do Sul onde foi receber dois importantes prêmios pelo seu trabalho.
Imagem: DivulgaçãoNiéde Guidon na Serra da Capivara baixa(Imagem:Divulgação)Niéde Guidon na Serra da Capivara baixa


Na gigantesca cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, Niéde Guidon recebeu das mãos do diretor da Unesco, Francesco Bandarin a medalha comemorativa pelo aniversário dos 60 anos da instituição devido ao seu trabalho de divulgação e preservação do patrimônio cultural representado pela arte rupestre brasileira, em especial da Serra da Capivara.

Essa comenda só é entregue às pessoas que tem relevantes trabalhos prestados na área da pesquisa, divulgação e preservação dos patrimônios culturais da humanidade espalhados pelo planeta. A cerimônia de premiação aconteceu na universidade de Witwatersrand, na capital da África do Sul, durante encontro internacional de arte rupestre.

Da África Niéde voltou ao Brasil e logo em seguida viajou novamente, dessa vez para Europa, onde foi receber o segundo prêmio na cidade de Roma, capital da Itália. Dessa vez a premiação foi entregue pela Herity International Institute, através do diretor executivo Maurizio Quagliuolo, para o Parque Nacional Serra da Capivara, que ficou em primeiro lugar, com medalha de ouro.

O prêmio é dedicado aos lugares que preservam de maneira exemplar seus patrimônios, e para isso, os técnicos da instituição estiveram no Piauí para conhecer a Serra da Capivara e analisar o estado de conservação da região. O Herity International Institute, tem sede na Itália e todo ano concede o selo internacional de qualificação para espaços culturais.

"Esse selo é de extrema importância para mostrar o estado de conservação do Parque Nacional Serra da Capivara que ficou em primeiro lugar com a medalha de ouro, desbancando lugares muito conhecidos e importantes como a cidade espanhola de Zaragoza, que ficou com o segundo lugar com medalha de prata, e a cidade italiana de Napolés que ficou com a terceira colocação, medalha de Bronze", disse Rosa Trakalo, uma das coordenadoras da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.