Fechar
GP1

Piauí

"Ninguém da prefeitura de Teresina procura ajudar a gente", desabafa Mendiga

Dona Maria Barbosa, uma senhora franzinha, de 66 anos, pedinte na Praça da Bandeira, sobrevive apenas das doações das pessoas de bom coração

É comum encontrar nas ruas de Teresina, principalmente no Centro Comercial, Pedintes e Mendigos expostos ao sol ou chuva, na forma mais terrível de se lutar pela sobrevivência.

O Portal GP1 percorreu o centro da cidade e encontrou idosos sobrevivendo de migalhas, pedindo dinheiro a qualquer pessoa que por ali passa, sentados em ruas, calçadas e praças, expostos às chuvas e ao sol escaldante de Teresina.

É o caso de Dona Maria Barbosa (foto), uma senhora franzinha, de 66 anos, pedinte na Praça da Bandeira e que sobrevive apenas das doações das pessoas que por ali passam. A senhora de expressão triste, falou para o Portal GP1 que há mais de cinco anos pede esmolas nas ruas. "Não tenho aposentadoria e vivo disso há cinco anos", explica.

Com os olhos cheios de lágrimas Dona Maria fala do seu dia a dia. "Todos os dias chego aqui 9 horas da manhã, e peço ajuda das pessoas que passam por mim. Eu sofro muito, Deus levou meu marido, no tempo que ele era vivo, era o que ainda me ajudava, agora vivo aqui, só como no dia que tem dinheiro", disse a Pedinte da Praça da Bandeira que todos os dias vai a pé do bairro Parque Wall Ferraz, zona Norte de Teresina, até o Centro da cidade.

A reportagem do GP1 conversou também o seu Francisco Avelino Santos (foto), 51 anos. Esse já bem conformado com a situação, disse que reside na cidade de Altos e todos os dias faz mendicância no centro comercial da capital piauiense. "Não arrumei trabalho, então não vou morrer de fome", explica.

Seu Francisco disse que já trabalhou na prefeitura de Altos e também na roça, mas que não tem aposentadoria e nenhuma ajuda da prefeitura, e nem do governo. "Tentei algumas vezes me cadastrar no programa bolsa família, mas disseram que eu não podia porque não tenho filhos, assim fico pedindo esmolas nas ruas", lamento seu Francisco que ganha R$ 6 por dia.

Ausência do Poder Público Municipal

Ao serem indagados se alguma vez a prefeitura de Teresina procurou ajudá-los, responderam que ninguém apareceu e que vivem apenas das esmolas que recebem das pessoas de bom coração.

"Ninguém da prefeitura de Teresina procura ajudar a gente", desabafa Mendiga.

Outro lado

Por dois dias seguidos, a reportagem do GP1 procurou a secretaria municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), Graça Amorim para falar sobre o assunto. Várias ligações foram efetuadas para o seu celular que chama e não atende. Tentou-se também junto à Secretaria, mas sua secretária informou que não podia atender porque estava em "reuniões".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.