Fechar
GP1

Saúde

Notificações de dengue aumentaram 70% neste ano no Piauí, diz Sesapi

De acordo com o órgão, mesmo com as atenções voltadas para o combate ao novo coronavírus, Sesapi alerta para redobrar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti por causa da deng

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou boletim epidemiológico nesta quinta-feira (30) que aponta um aumento de 70% no número de notificações de dengue em relação ao mês de janeiro deste ano. Os dados correspondem aos meses iniciais deste ano.

Mesmo com as atenções voltadas para o combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Sesapi alerta para redobrar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti por causa da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.

Conforme os dados das autoridades de saúde, cerca de 2% dos pacientes acometidos por dengue precisam ser internados, especialmente aqueles com manifestações hemorrágicas.

De acordo com o boletim, somente no mês de março deste ano houve um aumento de 70% do número de notificações de dengue em relação a janeiro de 2020. No trimestre de janeiro a março ocorreu uma queda das notificações de 56% em relação ao mesmo período de 2019, porém, o número de exames positivos para dengue no Laboratório Central do Piauí (Lacen) aumentou em 60%.

De acordo com a Superintendência de Atenção à Saúde o momento de subnotificação da dengue no Piauí ocorre por causa da pandemia, pois algumas pessoas podem estar doentes em suas residências e devido ao isolamento não procuram os hospitais.

Caso ocorra os picos de dengue, zika, chikungunya e covid-19, o sistema de saúde, tanto do atendimento ambulatorial quanto de internação em ambientes de enfermaria e de unidade de terapia intensiva pode entrar em colapso.

Devido a situação, a Superintendência de Atenção à Saúde faz um apelo à população para redobrar a limpeza dos ambientes domésticos a fim de evitar a formação de criadouros do mosquito, pois os cuidados com a dengue devem ser o ano todo. Qualquer superfície que acumule água pode ser propícia para o mosquito se desenvolver.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.