Fechar
GP1

Política

Novo almoxarifado da UFPI permite mais controle e organização

Área construída de mais de 1.400 m2 e uma área urbanizada para cargas e descargas

Mais controle, economia e organização. Foi isso que o setor de almoxarifado da Universidade Federal do Piauí conquistou com a inauguração, há cerca de quatro meses, do novo almoxarifado central. Numa área construída de mais de 1.400 m2 e uma área urbanizada para cargas e descargas de mais de 4 mil m2, o novo ambiente ganhou também um sistema informatizado de controle de estoque, que garante um acompanhamento de tudo que entra e sai da UFPI.

 

Outra mudança significativa foi a melhor distribuição de materiais, tanto de consumo quanto permanente, para os campi do interior. “O novo almoxarifado foi extremamente importante para que organizássemos todo estoque da Universidade. Numa área ampla e organizada, conseguimos controlar a qualidade dos produtos, evitar o desperdício e ter maior gestão dos bens da UFPI, com controle absoluto de tudo o que entra e o que sai”, explica o pró-reitor de Administração, Ordônio Moita.

 

Com a mudança para o novo espaço, os materiais de consumo como café e açúcar, por exemplo, ficam estocados separadamente de materiais como tonners para máquinas e papel, o que proporciona mais segurança no armazenamento.

 

“Outro benefício foi a mudança do espaço físico. O antigo almoxarifado era muito pequeno e os materiais de procedências diferentes ficavam todos juntos, sem uma devida organização”, afirma Conceição Rocha, chefe da Divisão de Almoxarifado.

 

Ela ressalta que o caminhão adquirido pela UFPI para fazer o transporte de materiais também foi importante, pois além de economizar em combustível, já que por ser grande, o caminhão baú só precisa fazer uma viagem quando o outro fazia três ou mais, agora o transporte pode ser feito com mais agilidade.

 

“Geralmente, quando chega o início do ano, o almoxarifado não fica com estoque. Agora, com o novo prédio e um carro exclusivo, as coisas foram facilitadas. Além disso, em épocas do ano nas quais costuma haver a falta de produtos de consumo, o armazenamento de grandes quantidades supre as necessidades da Universidade”, diz Conceição.

 

Além da aquisição de equipamentos e do novo prédio, vinte funcionários do setor, inclusive dos campi do interior, foram capacitados através de um curso de gerenciamento de almoxarifado.

 

“Atualmente contamos com um sistema de informática moderno que garante o controle sistemático de tudo. Até os pneus usados pelos carros da UFPI são tombados e sabemos exatamente onde eles estão sendo utilizados”, garante a chefe da Divisão de Almoxarifado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.