Fechar
GP1

Mundo

Novos confrontos envolvendo manifestantes são registrados em Pacaraima

Manifestantes atiram pedras na Guarda Nacional Bolivariana (GNB), que responde com bombas de gás lacrimogêneo.

Manifestantes venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana (GNB) voltaram a entrar em confronto neste domingo, 24. O conflito começou quando manifestantes venezuelanos do lado brasileiro cruzaram a fronteira e jogaram pedras em uma coluna da GNB que estava a cerca de 400 metros do marco fronteiriço. A força venezuelana reagiu com bombas de gás lacrimogêneo - algumas caíram em território brasileiro.

A coluna está reforçada por duas tanquetas da GNB, o que não tinha ocorrido neste sábado, 23. Durante o conflito, as tanquetas avançaram até cerca de 100 metros da linha da fronteira. Ontem, dois sargentos da guarda que participaram dos confrontos com manifestantes desertaram.

  • Foto: Edmar Barros/Futura Press/Estadão ConteúdoPolícia Federal na fronteira com a VenezuelaPolícia Federal na fronteira com a Venezuela

Nesse momento, segundo o coronel José Jacaúna, chefe da Operação Acolhida, há uma "permeabilidade seletiva" na fronteira. As famílias que quiserem tentar passar para o lado venezuelano podem tentar apesar do bloqueio feito pela Força Nacional para evitar novos confrontos.

Proteção

O Exército montou um cordão de segurança para proteger os civis e a imprensa do lado brasileiro da fronteira. De acordo com o coronel Georges Kanaam, efetivos da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal fazem parte do contingente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.