Fechar
GP1

Piauí

"O Turismo Rural é mais um alternativa de geração de renda para os agricultores", diz diretor

O facilitador da Agreape (antiga Emater) de Mato Grosso do Sul, Airton Garcês, que participou do evento comentou que o Piauí é um Estado que tem muito potencial para o desenvolvime

“O Turismo Rural é mais um alternativa de geração de renda para os agricultores e agricultoras familiares”. A frase é do diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí - Emater, Adalberto Nascimento Filho, que participou do encerramento da Oficina de Nivelamento Técnico e Planejamento de Ações, realizada pelo Instituto, no último dia 11.

Além dos conhecimentos teóricos foram trabalhadas metodologias de diagnóstico rápido e plano de ação. Um exemplo disso é a comunidade Pedra Branca, nome fictício criado pelos participantes que, de acordo com a articuladora Estadual de turismo rural na Agricultura Familiar no Emater, Márcia Mendes, foi criada para simular diagnóstico e plano com ênfase no Turismo Rural.

“O trabalho foi dividido em grupos com dimensões especificas: Econômica, Sócio – Cultural e Político Organizacional”, explica Mendes, dizendo que partindo desse ponto todo o trabalho que propunha transformar a comunidade em um potencial turístico rural, foi realizado com olhar para potenciais naturais que poderiam ser transformados em atrativos turísticos.

Consolidação

A diretora de Educação e Extensão do Emater, Laura Emília de Carvalho Meireles informou que o turismo rural é mais uma alternativa para que a agricultura familiar consolide o trabalho de incentivo aos pequenos agricultores e agricultoras que já é realizado. “O turismo rural vem consolidar nosso trabalho”, comemora.

O facilitador da Agreape (antiga Emater) de Mato Grosso do Sul, Airton Garcês, que participou do evento comentou que o Piauí é um Estado que tem muito potencial para o desenvolvimento do Turismo. “Gostei muito do que vivenciei aqui. Principalmente pelo empenho dos participantes”, diz Garcês, reforçando que os envolvidos nesta área estão muito empenhados em fazer valer essa prática e programar projetos de apoio a atrativos turísticos.

O evento, que foi realizado pelo Emater através da Diretoria de Educação e Extensão- DIEEX, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo-Setur, Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR com o objetivo de explanar conhecimentos sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar, uma das redes temáticas do Emater, contemplou 16 comunidades, sendo beneficiados 16 agricultores e agricultoras familiares, 16 técnicos articuladores de 10 regionais do Estado: Teresina, Oeiras, Valença, Floriano, São Raimundo Nonato, Picos, Campo Maior, Parnaíba, Piripiri e Esperantina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.