Fechar
GP1

Piauí

Obras da ferrovia Transnordestina avançam no sul do Piauí

O número de trabalhadores será triplicado ainda este ano, com o início da construção de sete pontes no trecho, uma delas com 300 metros de extensão.

Mais de 400 operários estão trabalhando nos lotes 1 e 2 da ferrovia Transnordestina, localizados na região do município de Itaueira, a 340 quilômetros ao sul de Teresina. O número de trabalhadores será triplicado ainda este ano, com o início da construção de sete pontes no trecho, uma delas com 300 metros de extensão.

O governador Wilson Martins, que visitou o canteiro de obras do lote 1, que a construtora Odebrecht instalou na zona rural do município de Rio Grande do Piauí, garantiu que o cronograma de trabalho está sendo executado dentro do prazo estabelecido no início da construção e disse que os atrasos burocráticos, principalmente na questão das desapropriações, são normais.

Wilson Martins esteve no canteiro de obras na última sexta-feira à tarde, depois de inaugurar o trecho da rodovia PI 140, entre as cidades de Floriano e Itaueira. Ele conversou com engenheiros e cumprimentou operários. “Esta é uma obra de encher os olhos. Estamos avançando bem e vamos avançar ainda mais. Estou entusiasmado”, disse ao sair do local.

O engenheiro Gustavo Baqueiro, responsável pelo trecho, explicou que o lote 1 tem 55 quilômetros de extensão e passa pelos municípios de Eliseu Martins, Rio Grande do Piauí e Pavussu. O lote 2, de 54 quilômetros, atende os municípios de Itaueira, Ribeira, São Miguel do Fidalgo e São José do Peixe. Nos dois lotes serão construídas sete pontes.

Segundo Baqueiro, as obras da Transnordestina nos sete municípios de sua responsabilidade serão concluídas até o final do próximo ano. Ele informou ainda que a Odebrecht vai instalar um canteiro central no município de Itaueira, que ficará responsável pelo andamento das obras de toda a região.

A ferrovia Transnordestina é a maior obra em execução no estado – investimento de mais de R$ 1,5 bilhão – e vai ligar as regiões dos cerrados e do semiárido aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Serão cerca de 400 quilômetros de trilhos, de Elizeu Martins à cidade pernambucana de Trindade, passando por 20 municípios piauienses. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.