Fechar
GP1

Pedro II - Piauí

Opala é um dos atrativos do Festival de Inverno de Pedro II

Os visitantes podem adquirir anéis, pulseiras, brincos, pingentes entre outras joias feitas com aquela gema. Para os joalheiros o evento é uma forma de apresentar suas peças e faturar mais.

O casario colonial localizado no centro da cidade também é mais uma atração de Pedro II.O município concentra quase 100% da produção de joias artesanais de opalas do Estado, sendo a principal atividade econômica da cidade.

Durante o Festival de Inverno, a opala recebe ainda mais destaque. Os visitantes podem adquirir anéis, pulseiras, brincos, pingentes entre outras joias feitas com aquela gema. Para os joalheiros o evento é uma forma de apresentar suas peças e faturar mais.

O empresário Antônio Wellington Rodrigues atua há mais de dez anos no segmento de opala. “Já vivenciei todo o processo de produção das peças feitas em opala, desde a ourivesaria até lapidação. Fabricamos joias com design diferenciado e usamos também ouro e prata. Atualmente, a joalheria tem sido minha atividade principal e sou apaixonado por esse trabalho. Comecei como artesão e hoje sou dono do meu próprio empreendimento”, comenta Antônio que é dono da AL & Joias.

  • Foto: Misael MartinsAntônio WellingtonAntônio Wellington

Ele destaca ainda que cria peças sob encomenda e tem clientes em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Sul do Brasil e também na Austrália e Alemanha.

Áurea Brandão, da Opalas Pedro II, também tem sua história de sucesso com a opala. “Sempre apresentamos inovações e primamos pelo design arrojado. Já ganhamos quatro edições do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato e isso é resultado de muita dedicação”, declarou.

  • Foto: Misael MartinsÁurea BrandãoÁurea Brandão

Assim como Áurea, Antônio também foi destaque no Top 100 de Artesanato de 2016. A premiação tem como objetivo identificar as melhores práticas do setor no Brasil, sendo uma ferramenta importante para a valorização e abertura de novos mercados para essa produção, tanto em nível nacional, como no exterior.

Turismo em Pedro II

O município de Pedro II, situado a 195 quilômetros ao norte de Teresina, conta com uma culinária diversificada, artesanato rico e uma variedade de opções de passeios.

O Festival de Inverno atrai turistas e divulga as potencialidades turísticas, gastronômicas, culturais e artesanais da região, fortalecendo a economia e a imagem de Pedro II como um dos melhores destinos turísticos do Piauí.

Entre os atrativos destacam-se o Morro do Gritador, que é um paredão com 720 metros de altura, localizado na Serra dos Matões, a 12 quilômetros do centro da cidade.

A Cachoeira do Urubu-Rei representa uma das maiores quedas d’água do Piauí, com 76 metros de altura. Já a cachoeira do Salto Liso forma um lago fechado entre paredões rochosos.

Entre as opções de passeios destaca-se também o Museu da Roça, local perfeito para os amantes do turismo rural. No Sítio Buritizinho, os visitantes podem encontrar um engenho puxado por bois e produzindo garapa, melaço, rapadura e alfenim; casa de farinha com forneiro torrando massa de mandioca e fazendo beijus; restaurante com pratos da culinária regional; e ainda curtir um autêntico forró pé de serra.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.