Teresina - PI

Órgãos de trânsito realizam ação em avenidas de Teresina

Foram utilizadas durante a ação uma pessoa fantasiada do personagem da morte para advertir os motoristas que estavam cometendo infrações.

CARLOS GAETH E THAIS GUIMARÃES
- atualizado

Órgãos de trânsito realizam ação em avenidas de de Teresina

Na manhã desta segunda-feira (30), diversos órgãos de trânsito da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal Saúde, realizaram uma ação com o objetivo de conscientizar e sensibilizar condutores que trafegavam nas avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim no Centro de Teresina. O evento é uma alusão ao Dia Internacional da Não Violência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem a figura de Mahatma Gandhi, um dos principais representantes na luta pelo pacifismo.

Participaram do evento  o Detran-PI, Strans, BPRE, CIPTRAN, DNIT, PRF, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e o Sest Senat. Na ação foi enfatizado a não violência no trânsito.

Segundo a diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Jeovanna Moura, uma pessoa fantasiada do personagem da morte ficou responsável por advertir os motoristas que estavam cometendo infrações.

“Estamos procurando fazer uma ação bem lúdica e que tem a questão da morte e da vida. Então assim, alguns condutores que estão cometendo alguma infração, sem cinto, ou dirigindo ao celular, a morte se aproxima, mas aí depois vem a vida, passando uma mensagem realmente de educação”, comentou Jeovanna Moura

Para o comandante da Companhia de Polícia de Trânsito-CPTRAN, Major Iran, a ação visa também conscientizar motociclistas sobre os riscos de acidente que envolvem motociclistas que não utilizam capacetes.

“Estamos tentando conscientizar e sensibilizar os condutores a usarem os veículos dentro das regras de circulação, com maior condição de diminuir o número de acidentes, ou seja, usando o cinto de segurança, usando capacete, não beber quando for dirigir, ter cuidado na própria condução dos seus veículos automotores, respeitar as regras de circulação, de estacionamentos, paradas. E respeitar sim a vida e também diminuir o número de acidentes envolvendo motociclistas sem o uso de capacetes e, diminuindo a assim, a repercussão em nosso hospital de urgência de Teresina”, concluiu o comandante.

Além dos personagens da morte e da vida, foi montada uma maquete no corredor da Avenida Frei Serafim para pedestres que passavam pelo local.

Mais conteúdo sobre: