Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ortopedistas atendem mais de mil pessoas neste sábado em Teresina

Os atendimentos, que aconteceram neste sábado (14), no Centro de Saúde Lineu Araújo, contaram com as presenças do prefeito Firmino Filho e do presidente da FMS, Charles da Silveira.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do programa “Teresina The Atende”, atendeu mais de mil pessoas que aguardavam em fila eletrônica do SUS por consulta com médico ortopedista. Os atendimentos, que aconteceram neste sábado (14), no Centro de Saúde Lineu Araújo, contaram com as presenças do prefeito Firmino Filho e do presidente da FMS, Charles da Silveira.

No mesmo dia, as pessoas que necessitaram fazer exames de tomografia e ressonância magnética foram transportadas do Centro de Saúde Lineu Araújo para dois estabelecimentos de saúde: Hospital Getúlio Vargas (HGV), do Governo do Estado, e Clínica Lucídio Portela, estabelecimento privado conveniado ao SUS.

  • Foto: Divulgação/AscomCharles e FirminoCharles e Firmino

“A fila eletrônica do SUS é a maneira democrática de organização da demanda existente, mas é preciso que a gestão adote estratégias para garantir a fluidez dessa fila, principalmente em especialidades com grande demanda. O programa Teresina The Atende nasceu dessa necessidade e já tem trazido benefícios imediatos à população”, ressaltou Charles Silveira.

Uma das pessoas beneficiadas com o mutirão foi Elisângela da Silva, de 44 anos, produtora rural. “Tive bursite no ombro e aguardava por consulta com ortopedista. Agora, meu atendimento deu certo por conta desse programa. Agradeço à equipe, porque resolveu o meu problema em menos de meia hora e de outras pessoas também”, afirmou.

Já o autônomo Luciano Pereira, de 37 anos, sofreu um grave acidente de moto em Teresina. Ele contou que teve fratura na canela e que recebeu atendimento nesta edição. “Estava na fila de espera e achei esse programa legal, o atendimento foi excelente, porque a pessoa já faz a consulta e os exames rapidamente”, declarou.

O médico ortopedista André Leal falou sobre os atendimentos que foram mais recorrentes neste sábado. “No Piauí, tem muito trabalhador braçal e no mutirão atendemos com recorrência aqueles com lesões degenerativas relacionadas aos esforços repetitivos e contínuos. Outro tipo de atendimento comum foi a pessoas com lesão pós-traumática, principalmente decorrentes de acidente de moto”.

André Leal alertou ainda que, para evitar estes casos, a população tem que ter ergonomia no trabalho e cuidados no trânsito para prevenir acidentes. “Além disso, se a pessoa tiver qualquer dor ortopédica ou não ortopédica, deve procurar assistência médica. Se a pessoa não fizer o tratamento, o caso pode se agravar”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.