Fechar
GP1

Picos - Piauí

Padre Espedito toma posse como pároco da Catedral de Picos

Missa solene de posse foi realizada na noite desta segunda-feira, 2 de março, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

Em missa solene realizada na noite desta segunda-feira, 2 de março, na Catedral, o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva deu posse ao Padre Expedito Antônio de Oliveira, como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Ele substitui ao Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), transferido para a paróquia São Sebastião, em Patos do Piauí.

Presidida por dom Plínio José a celebração contou com a presença de quase a totalidade dos padres da Diocese de Picos, caravanas de Monsenhor Hipólito e Itainópolis e expressivo número de católicos de Picos que lotaram as dependências da Igreja Catedral.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Dom Plínio assina termo de posse do Padre EspeditoDom Plínio assina termo de posse do Padre Espedito

Padre Expedito foi acolhido na entrada da Catedral pelo bispo dom Plínio, pelos sacerdotes e representantes das pastorais. Após a procissão de entrada foi feita a leitura da provisão e Padre Espedito recebeu das mãos de sua mãe a estola roxa.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Missa solene foi presidida por dom PlínioMissa solene foi presidida por dom Plínio

A celebração seguiu seu rito normal e durante a homilia dom Plínio destacou a posse do novo pároco no período da Quaresma, período que antecede a Páscoa.

Depois da homilia aconteceu a renovação das promessas sacerdotais, oportunidade em que o novo pároco, Padre Espedito, foi interrogado pelo bispo dom Plínio diante das centenas de fiéis que lotavam a Igreja Catedral de Picos. Ele também recebeu a chave da igreja e do sacrário e assinou o termo de posse.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Missa solene foi presidida por dom PlínioMissa solene foi presidida por dom Plínio

Diante dos devotos que lotavam as dependências da igreja, Padre Espedito falou da sua nova missão e, garantiu que dará tudo de si para cumprir com os objetivos a que se propõe, inclusive, cuidar do patrimônio da paróquia que tem como sede a Catedral de Picos, considerada como uma das maravilhas do Piauí.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Fiéis lotam Catedral durante missa solene de posseFiéis lotam Catedral durante missa solene de posse

Antes de encerrar a celebração, dom Plínio fez questão de agradecer ao Padre Chiquinho pelo trabalho desenvolvido durante os seis anos em que ficou à frente da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. E, convidou os fiéis a acompanharam as posses de outros quatro padres que acontecem no decorrer dessa semana e na próxima segunda-feira.

Perfil

Padre Espedito Antônio de Oliveira tem 42 anos. Ele nasceu no dia 7 de outubro de 1977 na vizinha cidade de Itainópolis. É fiilho do casal Antônio José de Oliveira e Dulcinéia Maria de Oliveira. Foi ordenado diácono no dia 08 de dezembro de 2003 pela imposição das mãos de dom Augusto Alves da Rocha, na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos.

Foi ordenado Sacerdote pela imposição das mãos de dom Plínio José Luz da Silva na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis, no dia 22 de maio de 2004.

Desde então exerceu seu ministério na Área Pastoral do Imaculado Coração de Maria e na Paróquia São Francisco de Assis, abrangendo as cidades de Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa. Foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, correspondendo às cidades de Massapê e Patos do Piauí, de outubro de 2007 a março de 2014, época em que tomou posse da Paróquia Santa Ana, em Monsenhor Hipólito, onde ficou até o dia 31 de janeiro de 2020. Tomou posse nessa segunda-feira, 2 de março, como pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.