Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Padre pede mais atenção para pessoas em situação de rua em Teresina

"Não precisamos de presépios de mármore, gesso, madeira e outros tipos. O presépio já está nas ruas, de baixo dos viadutos, nas praças”, declarou o padre João Paulo Carvalho.

Anualmente, casas repletas de enfeites luminosos, mesas fartas e confraternizações marcam a chegada das festividades do Natal e Ano Novo. No entanto, para o padre João Paulo Carvalho, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Teresina, o momento não é de comemoração.

Em entrevista ao GP1 na manhã desta quarta-feira (25), o pároco revelou que o real sentido da festividade – o nascimento de Jesus, conforme os preceitos da fé cristã – perdeu seu principal sentido, a solidariedade. De acordo com ele, as pessoas em situação de rua são os atuais Maria e José em busca de uma vida digna.

“Há muita gente preocupada em adquirir o seu presépio, muita gente colocou o seu presépio em colégios, igrejas e nas casas, mas queria dar uma aviso. Não precisamos de presépios de mármore, gesso, madeira e outros tipos. O presépio já está nas ruas, de baixo dos viadutos, nas praças”, explicou o padre.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Moradores de RuaMoradores de Rua

João Paulo Carvalho é coordenador da Pastoral que atende semanalmente 120 pessoas em situação de rua. A Casa, localizada na região centro-sul da Capital, também presta acompanhamento psicológico, terapêutico, jurídico, médico e social entre servidores voluntários e remunerados.

“Então, se inicia o Natal, que não tem nada de mágico, de luz piscando para muitos de nossos irmãos e irmãs que estão nas estrebarias e manjedouras da vida, gemendo de fome, de cede e às vezes de frio. Então, infelizmente, não posso desejar um feliz natal em meio de tanta fome e necessidade que muitos irmãos nossos estão passando, não dá para ser feliz assim”, finalizou.

Ação social

Financiado por colaboradores e incentivos governamentais, o projeto mantém a casa de apoio e a República Santo Aleixo, que hoje abriga nove pessoas em processo de recuperação de algum vício ou por não ter onde morar.

  • Foto: Jonas Carvalho/GP1Sede da Pastoral do Povo de Rua em TeresinaSede da Pastoral do Povo de Rua em Teresina

Atualmente, a casa opera com um contingente de 25 voluntários e quatro funcionários fixos. Em débitos com contas de água, energia e gás, o abrigo também acumula déficits de estrutura e depende da boa ação de benfeitores para a manutenção do projeto social. A casa fica localizada na Rua Anísio de Abreu, número 702, Centro-Sul.

Para os voluntários que desejarem ajudar o projeto, o padre disponibilizou uma conta bancária:

Banco do Brasil

Agência: 4. 249-8

Conta Corrente: 11.348-4

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.