Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Padre Pedro Balzi pode se tornar o primeiro santo de Teresina

Embora não tenha nascido na cidade, o reconhecimento que pode culminar com a canonização do religioso nasce em Teresina.

Na noite desta quinta-feira, 20 de fevereiro, durante a Celebração Eucarística pelo aniversário de dedicação da Catedral Nossa Senhora das Dores, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito fará um importante anúncio para toda a comunidade. A partir de hoje, será dado início ao processo diocesano para a causa de beatificação e canonização do padre Pedro Balzi, religioso com importantes obras missionárias que pode se tornar primeiro santo de Teresina.

Embora não tenha nascido na cidade, o reconhecimento que pode culminar com a canonização do religioso nasce em Teresina, onde deixou como herança grande parte de sua obra e atuação pastoral. “Mesmo que não tenha aceitado receber o título de cidadania, podemos considerá-lo um santo nosso! Todos sabemos que ele não gostava que sua imagem fosse levada a público ou que atribuíssem à pessoa dele qualquer homenagem. Ele sempre repetia: As obras não são minhas, mas da graça de Deus”, pontua padre Igor Torres, assistente eclesiástico da Associação Padre Pedro Balzi.

  • Foto: DivulgaçãoPadre Pedro BalziPadre Pedro Balzi

A autora da causa é a Associação Padre Pedro Balzi, erigida por Decreto diocesano em junho de 2019. Além da Arquidiocese de Teresina, o trabalho envolve outras dioceses em que o Servo de Deus Padre Pedro Balzi nasceu e desenvolveu seu ministério pastoral: Lausanne (Suíça), Bérgamo e Chioggia (Itália), La Paz (Bolívia).

“O processo foi aberto após consulta prévia em três etapas, que envolvia a consulta aos bispos da província eclesiástica, consulta aos fiéis (feita através de um edital assinado por Dom Jacinto no dia 25 de julho) e uma última consulta, feita à Santa Sé, pedindo a abertura oficial do processo, de modo a iniciar aquilo que chamamos de fase diocesana da causa”, acrescenta o padre Igor que hoje está em Roma, na Itália.

O Servo de Deus Padre Pedro Balzi

Conhecido como “Construtor do Amor”, Padre Pedro Balzi nasceu na Suíça e aos dez anos de idade foi morar na Itália. Antes de vir ao Brasil atuou na Bolívia, onde construiu um grande hospital. No ano de 1987, a pedido do então Arcebispo Dom Miguel Fenelon Câmara, se instalou em Teresina, com a missão de cuidar dos hansenianos, onde em pouco tempo passou a dedicar-se também a uma vasta periferia na zona sul da capital.

O missionário era admirado e respeitado por todos que com ele conviviam e teve uma vida marcada pelo acolhimento e amor aos pobres do mundo. Além do Centro para tratamento de pessoas com hanseníase (Centro Maria Imaculada, localizado na zona Norte da cidade), construiu um complexo de escolas e assistência social, com sede na Vila da Paz (Zona Sul), e comunidades terapêuticas no Maranhão e Piauí, a Fazenda da Paz. Faleceu em outubro de 2009, aos 82 anos, sendo ainda pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, onde foi enterrado.

Sua grande dedicação e testemunhos de graças após sua morte motivaram o início de um processo para o reconhecimento eclesial da sua santidade. É importante destacar que o processo não visa as obras construídas pelo Servo de Deus, pois o critério de decisão é a “vivência heróica das virtudes”, ou seja, decisivo é o modo como o candidato viveu a fé, a esperança e a caridade (virtudes teologais); a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança (virtudes cardeais); a pobreza, a castidade, a obediência e a humildade (virtudes especiais ou anexas).

Processo de Beatificação e Canonização

Um processo de Beatificação e Canonização compõe-se obrigatoriamente de duas fases: diocesana e romana, ambas sem duração definida. A etapa diocesana consiste num processo documental. Os escritos do Servo de Deus e documentos históricos em torno de sua vida são reunidos e criteriosamente analisados, com um parecer conclusivo de especialistas em história e teologia. Um Tribunal constituído para a Causa ouve pessoas que conheceram o Servo de Deus e registra seus depoimentos.

A Arquidiocese de Teresina promove a Causa do Padre Pedro Balzi através da Associação que leva o nome do sacerdote. Embora o processo junto à Santa Sé seja demorado, a “Associação Padre Pedro Balzi” não desanima e espera que seja também uma oportunidade para incentivar o caminho de santidade dos fiéis em Teresina. Na teologia cristã, os santos são um convite para o seguimento de Jesus Cristo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.