Fechar
GP1

Brasil

Palhaços unem-se no programa Enfermaria do Riso

A coordenadora do grupo, Caroline Simonds, dará um workshop para os alunos da Enfermaria do Riso e uma palestra aberta à comunidade.

No Ano da França no Brasil, o programa Enfermaria do Riso recebe o aclamado projeto francês Le Rire Médecin, que reúne palhaços que atuam em hospitais franceses há 18 anos. A coordenadora do grupo, Caroline Simonds, dará um workshop para os alunos da Enfermaria do Riso e uma palestra aberta à comunidade. O Enfermaria do Riso tem como ação principal a atuação artística dos estudantes da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) como palhaços em hospitais e enfermarias. A oficina será realizada de 7 a 10 de setembro, na Escola de Teatro da UNIRIO.

“Será uma grande oportunidade para a troca. O Enfermaria do Riso terá bastante a aprender com o Le Rire Médécin, que, por sua vez, verá de perto a atuação dos palhaços brasileiros em hospitais. São parcerias como essa que dão ainda mais valor ao Ano da França no Brasil”, comemorou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

Além da oficina, será realizada uma conferência aberta ao público no dia 10 de setembro, a partir das 10h30, no hotel Sofitel Rio de Janeiro Copacabana. O programa Enfermaria do Riso é convidado de honra juntamente com o Le Rire Médecin e o projeto Doutores da Alegria, fundado e dirigido pelo ator Wellington Nogueira. Na abertura, será apresentada uma exposição fotográfica dos projetos no hall do hospital. O evento também conta com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), do Hospital das Clínicas de Niterói e da multinacional farmacêutica LFB Brasil.

A agenda do encontro também inclui um ciclo de visitas às unidades de saúde parceiras da Enfermaria do Riso: o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fiocruz, e o Hospital da Lagoa.

O programa Enfermaria do Riso foi criado em 1998, com concepção e coordenação de Ana Achcar, professora doutora da Escola de Teatro da UNIRIO e diretora de extensão. “Eu me sinto premiada ao ver a Enfermaria do Riso ser avaliada por um programa parceiro, com a envergadura e a competência do Le Rire Médecin. É emocionante, porque eles participaram da nossa construção e do nosso crescimento”, comentou Ana.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.