Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Parada da Diversidade 2019 reúne centenas de pessoas em Teresina

O evento teve início no Parque Potycabana, seguindo pela Avenida Raul Lopes e finalizando no complexo da Ponte Estaiada. 

Hélio Alef/GP1 1 / 13 Trios elétricos Trios elétricos
Hélio Alef/GP1 2 / 13 Dona Maria Dona Maria
Hélio Alef/GP1 3 / 13 Familiares da Dona Maria Familiares da Dona Maria
Hélio Alef/GP1 4 / 13 Participante da Parada da Diversidade 2019 Participante da Parada da Diversidade 2019
Hélio Alef/GP1 5 / 13 Letícia Carolina, primeira professora transexual da UFPI Letícia Carolina, primeira professora transexual da UFPI
Hélio Alef/GP1 6 / 13 Participante da Parada da Diversidade Participante da Parada da Diversidade
Hélio Alef/GP1 7 / 13 Major Nilson Major Nilson
Hélio Alef/GP1 8 / 13 Polícia Militar Polícia Militar
Hélio Alef/GP1 9 / 13 Parada da diversidade reúne várias pessoas na Av. Raul Lopes Parada da diversidade reúne várias pessoas na Av. Raul Lopes
Hélio Alef/GP1 10 / 13 Avenida Raul Lopes Avenida Raul Lopes
Hélio Alef/GP1 11 / 13 Strans Strans
Hélio Alef/GP1 12 / 13 Av. Raul Lopes concentra várias pessoas para a Parada da Diversidade Av. Raul Lopes concentra várias pessoas para a Parada da Diversidade
Hélio Alef/GP1 13 / 13 Parada da diversidade Parada da diversidade

Aconteceu, neste domingo (01), a 18ª Parada da Diversidade de Teresina. O evento teve início no Parque Potycabana, seguindo pela Avenida Raul Lopes e finalizando no complexo da Ponte Estaiada. A edição deste ano conta com apresentação da cantora nacional Sandra de Sá.

Marinalva Santana, do Grupo Matizes, contou que a 18ª Parada da Diversidade é um ato de enfrentamento diante da atual conjuntura política e social do país. "O tema tem relação com o momento difícil que nós estamos vivendo, de conservadorismo, de perdas de direitos. Nós, do Matizes, acreditamos que diante dessas atitudes adversas envolvendo o facismo que tanto nos assombra, precisamos resistir, pois é a melhor resposta que a gente pode ter neste momento", afirmou.

A Organizadora do Projeto Mulher Negra e Transexual e primeira professora transexual da UFPI, Letícia Carolina, destacou que a parada é um evento que celebra a diversidade. “É importante ter um momento para que a comunidade, que historicamente não participa socialmente, possa celebrar o direito de ser quem se é. Nós esperamos que o público de Teresina continue abraçando esse evento como vem fazendo há 18 anos e faça conosco a festa”, afirmou.

“Essa parada não é apenas para o público LGBT, é para todos e todas, por isso que a gente costuma dizer que a parada é um evento familiar, é para todas as famílias. A mensagem principal desse ano é 'Rexistirmos a que será que se destina?' Onde nós entendemos que nossa vida é uma forma de resistir à normatização e à retirada dos nossos direitos”, explicou Letícia.

Para Hernando Nascimento, a parada “é um movimento onde a gente se reúne para poder defender a nossa causa porque ela ainda não é abraçada como a gente quer”.

“Acho que a gente tem que se unir, a palavra certa é união, sempre estou acompanhando, tento vir, e quando não dá acompanho pelas redes sociais. Acho muito legal o projeto, muito mesmo”, exaltou.

A Polícia Militar do Piauí também esteve presente na parada garantindo a segurança do evento. “Policiamento é para dar segurança para o pessoal que vem participar do evento. A gente está aqui para garantir que tudo ocorra bem, é o segundo ano que estamos fazendo a cobertura aqui, ano passado não tivemos nenhuma alteração e acreditamos que esse ano também não teremos nenhum imprevisto”, disse o major Nilson, do 5º Batalhão da Polícia Militar.

A festa marca o término da Semana Orgulho de Ser, com o tema "Rexistirmos: a que será que se destina?”, realizada entre os dias 25 e 31 de agosto, com a promoção de palestras, mostras de filmes, eventos esportivos, lançamentos de livros, shows e oficinas gratuitas em Teresina e Floriano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Grupo Matizes anuncia padrinhos da 18ª Parada da Diversidade

Juíza autoriza menores de 12 anos na Parada da Diversidade de Teresina

Sandra de Sá está confirmada na Parada da Diversidade em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.