Fechar
GP1

Piauí

PEC que cria Polícia Penal deverá ser votada nesta quarta na Alepi

Conhecida como PEC da Polícia Penal, o projeto transforma os atuais Agentes Penitenciários em Policiais Penais, que passam a ter poder de polícia dentro das unidades prisionais.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria a Polícia Penal do Piauí deverá ser votada na manhã desta quarta-feira (2) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Conhecida como PEC da Polícia Penal, o projeto transforma os atuais Agentes Penitenciários em Policiais Penais, que passam a ter poder de polícia dentro das unidades prisionais.

Ano passado, a aprovação da Emenda Constitucional 104 incluiu a Polícia Penal no rol da segurança pública. Já a regulamentação do cargo criará prerrogativas para que os Policiais Penais atuem de forma mais efetiva na prevenção e combate à criminalidade dentro e fora do sistema prisional, trazendo ganhos para toda a sociedade.

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí, Kleiton Holanda, destacou a conquista do SINPOLJUSPI, junto com a Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN), para aprovação da Polícia Penal no Congresso Nacional. Agora a luta segue para a votação da PEC da Polícia Penal a nível estadual.

  • Foto: Helio Alef/GP1Kleiton HolandaKleiton Holanda

“A PEC da Polícia Penal foi uma conquista da FENASPEN e do SINPOLJUSPI. É um dos maiores e mais importantes projetos de Segurança Pública do país aprovado no Congresso Nacional nos últimos anos e agora os Estados estão adequando as suas Constituições estaduais. É um reconhecimento para o Agente Penitenciário, que já realizava um trabalho eminentemente de caráter policial. Vale ressaltar que a sociedade é a maior contemplada por essa luta da Polícia Penal, que passa a ter mais uma ferramenta de Segurança Pública visando combater a criminalidade”, declarou Kleiton Holanda.

Para o vice-presidente do SINPOLJUSPI, diretor da FENASPEN e conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Vilobaldo Carvalho, a criação da Polícia Penal amplia o papel do estado na segurança pública.

“A aprovação da PEC da Polícia Penal faz com que os Policiais Penais tenham maior segurança jurídica na sua atuação, podendo combater efetivamente o crime no ambiente prisional, trabalhando de forma integrada e colaborativa com as demais forças de segurança pública. A PEC representa, efetivamente, o maior projeto de segurança pública do estado do Piauí pós-Constituição Federal de 88”, destacou o Vilobaldo Carvalho.

Entre as responsabilidades dos Policiais Penais estão: a escolta de presos, a segurança de estabelecimentos penais estaduais, federais e distrital, investigação sobre infração penal relacionada à segurança dos estabelecimentos penais, auto de prisão em flagrante, colaboração com a polícia judiciária competente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto para criação da Polícia Penal será discutido na Alepi

Agepen cobra Sejus por regulamentação da Polícia Penal no Piauí

Câmara aprova em segundo turno PEC que cria a polícia penal

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.