Fechar
GP1

Piauí

Pedagogos do SENAI-PI participam da 4ª Jornada Pedagógica

Na abertura houve uma dinâmica em grupo com o tema “Quanto Vale a Minha Presença?”, a cargo da colaboradora do SESI-PI, Elisane Melo.

Aproximadamente 100 pessoas, entre instrutores, técnicos e pedagogos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI) participam da 4ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que está ocorrendo nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no auditório do 8º andar, da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

Na abertura houve uma dinâmica em grupo com o tema “Quanto Vale a Minha Presença?”, a cargo da colaboradora do SESI-PI, Elisane Melo, que é Coordenadora de Educação Corporativa para Indústrias. Em seguida o Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI-PI, Mardônio Neiva, deu as boas vindas aos presentes. Mardônio Neiva ressaltou a importância da Jornada, afirmando que o momento era de muito trabalho e recheado de informações e conhecimentos.

  • Foto: Divulgação/AscomSENAI participa da Jornada PedagógicaSENAI participa da Jornada Pedagógica

Neiva disse ainda que o SENAIPI está estruturando suas Escolas para oferecer melhor formação profissional aos alunos e seguindo a metodologia instituída pelo Departamento Nacional da Instituição. Ele citou a assinatura recente da Ordem de Serviço para modernização e ampliação do CFP Cândido Athayde, em Teresina como aconteceu com o CFP José de Moraes Correia, da cidade de Parnaíba, depois de uma ampla expansão e modernização de toda sua estrutura. O diretor do SENAI finalizou, desejando sucesso aos participantes.

O evento conta com palestras de importantes nomes da educação nacional e internacional, como a professora e assessora em arquitetura da aprendizagem Júlia Pinheiro de Andrade, o professor doutor José Manuel Moran, e o especialista em marketing de experiência, Manoel Carlos Junior, além da palestra principal com Humberto Maturana e Ximena Davila, co-fundadores da Escola Matriztíca de Santiago, no Chile.

Durante os dois dias de programação, a jornada promoverá o debate sobre temas relevantes da educação profissional no Brasil e no mundo. A ideia é instituir um espaço para discussão e realização de ações colaborativas voltadas à construção de soluções aos novos desafios impostos à educação profissional.


A principal abordagem da Jornada este ano é a Metodologia SENAI de Educação Profissional, que completa 20 anos e foi totalmente atualizada, com nova identidade visual e novas estratégias de elaboração de currículos para atendimentos customizados às indústrias, reestruturação essa que será lançada durante a ação (ver programação).

Além das palestras com especialistas, também serão desenvolvidas oficinas como a de Sala de Aula Invertida; Situação de Aprendizagem: metodologias ativas; Avaliação da Aprendizagem: estratégias e instrumentos; e Como ampliar a oferta de cursos a partir de Itinerários Formativos. A Jornada Pedagógica é realizada em Brasília com transmissão via internet para centenas de unidades do SENAI, em todos os estados.

Programação:


31/07

Manhã
9h Credenciamento e Acolhida; 9h30 Abertura; 9h45 O Universo docente – Grupo Sete Belos; 10h45 Coffee Break; 11h Pitch da EPT; 11h05 Palestra – Diálogo e Escuta: estratégias que promovem a intenção e a motivação em sala de aula – Profª Júlia Pinheiro Andrade; 12h Palestra – Práticas de mentoria no contexto da docência – Prof° Dr. José Moran; 13h Mesa de Bate-Papo; 13h30 Almoço.

Tarde

14h30 Apresentação do Circuito SENAI, Indústria e Sociedade – SIS; 14h45 Making off do Circuito SIS; 14h50 Apresentação da equipe vencedora do Circuito SIS; 15h10 Exposição – Experiencialização como prática pedagógica: uma nova percepção da educação – Manoel Carlos Júnior; 16h10 Coffee Break; 16h25 Diálogo com o palestrante; 16h45 Movimentos do SENAI e a Indústria 4.0; 17h15; Um novo espaço de diálogo: eBOOK “Diálogos e Práticas da Educação Profissional”; 17h35 Orientações para o segundo dia da Jornada.

01/08

Manhã

9h Contexto Estratégico da atualização da Metodologia SENAI de Educação Profissional; 9h10 Palestra Principal – Humberto Maturana e Ximena Dávila; 10h40 MSEP: Há 20 anos apontando caminhos para uma Educação Profissional Inovadora; 11h Coffee Break; 11h15 Painel Temático: Perfil Profissional, Desenho Curricular e a Prática Pedagógica do SENAI; 11h45 Perguntas aos integrantes do Painel; 12h Novos Documentos de comunicação e divulgação da MSEP; 12h30 Almoço.

Tarde

13h30 Oficinas; 16h30 Síntese dos trabalhos; 17h15 Apresentação Cultural; 17h30 Encerramento da Jornada; 17h40 Confraternização da Jornada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.