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Economia e Negócios

Pedido de aposentadoria do INSS não será mais de forma presencial

O segurado só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.

A partir desta segunda-feira (21) os pedidos de aposentadoria por idade e salário maternidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só poderão ser feitos pelo telefone 135 ou internet.

O servido por telefone e internet é disponibilizado desde setembro de 2017 juntamente ao presencial. Nesse novo atendimento o segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.

"A partir do momento que a gente viu que a concessão automática é possível, pensamos em encerrar o modelo convencional e antigo. Vamos direcionar tudo para o novo modelo, ou seja, é o sistema que vai checar todos os pedidos de aposentadoria. Todos serão submetidos ao sistema que irá avaliar se estão em condições", disse José Francisco da Silva Neto, implantação de sistemas da diretoria de atendimento do INSS, em entrevista ao G1.

A partir de quinta-feira (24), os serviços como alterar meio de pagamento, cadastrar ou renovar procuração, entre outros, antes atendidos por ordem de chegada nas agências do INSS, será feito por horário agendado por telefone ou internet.

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