Fechar
GP1

Política

Pesquisa Ipop: Sílvio Mendes 64,7%; Nazareno Fonteles 8%

Na pesquisa anterior, o prefeito tinha 48 pontos de vantagem sobre Nazareno na pesquisa espontânea.

O prefeito Sílvio Mendes(PSDB), candidato à reeleição, ampliou vantagem na corrida eleitoral para o segundo colocado, o candidato do PT, deputado Nazareno Fonteles.

Esse crescimento se verifica tanto na pergunta espontânea quanto na estimulada, segundo revela pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (IPOP), realiza da com exclusividade para o Sistema Meio Norte.

A comparação é entre a pequisa de junho, publicada pelo Meio Norte, e uma nova sondagem, realizada de 7 a 11 deste mês, revelando o quadro da disputa antes do início, na terça-feira, da propaganda no rádio e TV.

A sondagem do IPOP ouviu 400 eleitores com 16 anos ou mais, distribuídos em 106 bairros das cinco zonas administrativas da cidade. A margem de erro é de 4,8%. A pesquisa foi registrada no Fórum Eleitoral de Teresina no dia 6, protocolo número 025036.

A pesquisa ratifica atendência verificada na pesquisa de junho, que aponta para uma eleição de finida no primeiro turno sem apertos para o prefeito Silvio Mendes. O IPOP mostra que Nazareno cresceu, mas o tucano também evoluiu, ampliando a vantagem. Na pesquisa anterior, o prefeito tinha 48 pontos de vantagem sobre Nazareno na pesquisa espontânea, índice que passa dos 62 pontos no caso da estimulada.

Na sondagem espontânea, a distância entre os dois principais candidatos
chega agora a 56,7%: o candidato do PSDB alcança 64,7% da intenção de votos, contra 8% do petista. Outros candidatos citados espontaneamente somam 4,7%, entre eles Firmino Filho, Wellington Dias, Hugo Napoleão e Beto Rego. Nenhum dos outros candidatos registrados (Lourdes Melo, Major Avelar, Ismar Tavares e Alexis Leite) recebe intenção que chegue a 1%.

Os indecisos são 18,7%, um índice que revela o decantamento do eleitor pelas opções eleitorais e justifica o crescimento de Sílvio e Nazareno. Em junho, nesse quesito os indecisos somavam 31,7%. Os que manifestam a
intenção de não votar em ninguém são 3,7%, contra 10,1% da pesquisa anterior.

A pesquisa estimulada reafirma a tendência de vitória fácil do prefeito tucano: os 71,3% de junho – que já eram considerado um índice
muito alto – sobem a 75,5% na nova pesquisa, traduzindo o pouco impacto da campanha de Nazareno Fonteles nos dois meses desde que
foi homologado candidato do PT.

A diferença, que em junho era de 59,9%, passou agora a 62,8%. O petista passa de 11,4% para 12,7%, um crescimento de 1,3%, contra a subida de 4,2% de Silvio, traduzindo a ampliação da vantagem do atual prefeito. Os demais candidatos somam 4% das intenções de votos estimuladas, contra 5% em junho: Major Avelar e Ismar Tavares têm 1,25%, cada; Lourdes Melo alcança 1% e Alexis Leite registra 0,5%.Vale lembrar, a pesquisa de junho incluía na simulação o nome de Edna Nascimento como candidata do PSol (depois substituida por Alexis)e Quem-Quem (PSL) como alternativa ao eleitor.

Agora, na estimulação com os candidatos efetivamente regis-
trados, o número de indecisos é de 5%, contra índice de 7,1% em junho. Os que desejam anular ou votar em branco são apenas 2,7%.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.